Ao todo, 2.519 pessoas passaram pela Câmara no mês de Setembro
O segundo mês de funcionamento da nova portaria da Câmara Municipal de Limeira registrou uma movimentação de 2.519 pessoas, com o cadastro de 1176 cidadãos.
De acordo com o servidor Luís Roberto de Lima, um dos idealizadores do sistema, por meio do relatório é possível saber quantas pessoas frequentam, com mais assiduidade, o prédio. “Ao todo a Câmara recebeu em setembro 2.519 pessoas. Destas pessoas, 1.176 fizeram o cadastro e 1.343 foram mais presentes na rotina da Casa, ou seja, fizeram mais de uma visita. Em agosto, mês de implantação do sistema, 3.671 pessoas vieram à Câmara e, deste total, 2.133 pessoas fizeram o cadastro e fizeram apenas uma visita enquanto 1.538 pessoas fizeram mais de uma visita ao Legislativo”, explicou Lima.
Segundo o relatório da portaria, os dias em que acontecem as sessões camarárias, têm movimento mais intenso. “O público das quatro sessões camarárias realizadas em setembro foi de 265 pessoas. As duas sessões solenes receberam 90 pessoas e as quatro audiências públicas somaram um público de 235 pessoas”, citou Lima.
O presidente do Legislativo, vereador Nilton Santos (PRB), explicou que a tendência é estabilizar o número de cadastro por mês. “O sistema é novo e sabíamos que no primeiro mês seria um grande número de cadastros. A partir de agora, a tendência é de redução, já que as pessoas que frequentam a Casa já estão com seus dados registrados no sistema. O que pode mudar é o local de visita, ou Plenário, ou gabinete, ou presidência”, citou o vereador. “A proposta do sistema foi alcançada, que é de organizar a portaria, proporcionando mais segurança para os visitantes e trabalhadores da Câmara”, completou.
A nova recepção da Câmara dispõe de guarda-volumes, com cadeado, para as pessoas depositarem seus capacetes, pacotes e sacolas, enquanto estiverem em visita no prédio.
Para o primeiro cadastro, na recepção, o cidadão apresenta um documento com foto e faz uma foto digital. De imediato a pessoa retira um crachá de identificação. Em outras visitas à Câmara não é preciso fazer novo cadastro, basta informar o nome ou número do RG e retirar o crachá.
O Ato da Presidência nº 30/15, que “estabelece os procedimentos de controle, acesso, circulação e permanência das pessoas, o uso das dependências e bens públicos da Câmara Municipal de Limeira e dá outras providências” prevê que todos sejam identificados. A finalidade é monitorar a entrada, circulação e saída das pessoas. A Câmara Municipal de Limeira fica na Rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália. www.limeira.sp.leg.br As sessões camarárias acontecem às segundas-feiras, às 18h00.