Três atletas da ARIL representaram nossa cidade
Na última segunda-feira, 28, o cidadão Luiz Henrique Beraldo fez uso da Tribuna Livre para agradecer a participação dos atletas de Limeira nos Jogos Mundiais de Verão 2015, em Los Angeles (EUA).
Beraldo contou para os presentes no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”, que os Jogos Mundiais de Verão de Los Angeles, maior evento esportivo desde 1984 naquela cidade, reuniu 6.500 atletas, 2 mil treinadores, de 165 países. O Brasil foi representado por 38 atletas, uma comissão técnica de 60 pessoas, que competiram em 12 modalidades esportivas.
E em parceria com o estúdio de fotografia Bem-me-quer, que desenvolve um projeto junto com a ARIL, acompanhou os atletas que representaram Limeira e se destacaram nos jogos mundiais.
“Caroline Alves da Silva, destaque na natação; Matheus Henrique de Campos Santos, destaque na natação e Bruna Ambrozio, futebol unificado junto com a equipe do Rio de Janeiro, trouxeram medalhas para o Brasil. É inexplicável dizer da experiência de acompanhar estes atletas. É uma lição de vida”, destacou.
O atleta Matheus, que estava na Câmara acompanhado por seu pai, Gelson Paulo dos Santos, foi aplaudido por todos os presentes no Plenário.
“O estúdio fotográfico Bem-me-quer mostra para a sociedade, pelas fotos, o registro destes atletas, a rotina. São mais de 2,5 mil fotos em nosso acervo, que já teve material exposto no Memorial da América Latina e cidades vizinhas e a todos que colaboram e acreditam neste projeto, muito obrigado”, completou Beraldo.
Doação
A segunda Tribuna, com Paulo Balbino e Cláudia Jacinto, enfermeiros da Santa Casa, abordou o tema da importância da doação de órgãos para transplante. Na oportunidade os enfermeiros falaram do trabalho da Comissão Intra-hospitalar de Doação Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e apontaram que 38 mil brasileiros aguardam um transplante (córnea, rins, pele, coração).
“O Projeto de Lei “Jonas Britto” é de extrema importância, porque trata da campanha de conscientização de doação de órgãos”, disseram. Na oportunidade, eles explicaram o protocolo internacional que precisa ser preenchido para ser feita a doação de órgãos.
Balbino e Claudia fizeram uso da Tribuna no mesmo dia que foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do vereador Nilton Santos (PRB), que trata da Lei “Jonas Britto”, campanha de conscientização de doação de órgãos.
“Infelizmente, por falta de informação, muitas pessoas não doam seus órgãos. A informação é a melhor amiga da doação de órgão. É preciso, em vida, a pessoa manifestar e informar a família da intenção de doar seus órgãos”, disseram.
De acordo Balbino e Claudia, em 2015, na Santa Casa de Limeira, foram registrados até o momento, três potenciais doadores e apenas um caso de doação, o garoto Jonas Britto. Em 2014 foram dois registros de possíveis doadores de órgãos, com a realização de seis transplantes de pele.
“É um momento de sofrimento porém, é uma oportunidade de transformar a vida de outras famílias a partir de uma doação”, disseram.