Vereadores aprovam Lei Jonas Britto

Amigos e familiares de Jonas Britto acompanharam a votação do projeto de autoria do vereador Nilton

Data de publicação: 30/09/2015 15:57 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os vereadores de Limeira aprovaram, durante a sessão camarária desta segunda-feira, 28, por unanimidade, o Projeto de Lei 168/15, que institui no município de Limeira a Lei Jonas Britto, que dispõe sobre a campanha permanente de conscientização da importância da doação de órgãos, e dá outras providências.

No auditório do Plenário “Vereador Vitório Bortolan” estavam os amigos e parentes do garoto Jonas Britto, que usavam camisetas estampadas com a imagem do garoto e carregavam cartazes com os dizeres “Eu prefiro o paraíso”.

Em sua justificativa Nilton Santos citou que a lei “Jonas Britto” visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, ação que pode ser crucial para centenas de vidas.

“A decisão de doar os órgãos do filho foi um ato de amor da família Britto. É um exemplo a ser seguido. Esta Lei cria a campanha permanente para a doação de órgãos”, comentou Nilton Santos.

A Lei prevê que o poder público incentive hospitais, estabelecimentos comerciais, igrejas, sindicatos e entre outros a aderirem a campanha. A Lei institui ainda que todo material confeccionado para a divulgação da campanha deve conter os dizeres: Material confeccionado em conformidade com a Lei Municipal Jonas Britto.

De acordo com Nilton Santos a falta de conscientização sobre a importância de doar órgãos e os aspectos técnicos da captação, são os motivos que explicam as grandes filas para o transplante, com quase 70 mil pessoas. “Temos  no Brasil o maior programa público de transplantes de órgãos do mundo e precisamos de mais pessoas conscientes sobre este gesto que salva vidas”.

Jonas Britto faleceu aos 12 anos, em 28 de junho. Seus órgãos (córneas, rins) foram doados. “Com este gesto de solidariedade os pais de Jonas Britto levaram esperança e vida para outras famílias”, destacou Nilton Santos.

Os vereadores Lu Bogo (PR), Erika Tank, José Farid Zaine  (Pros), Mayra Costa (PPS), Jorge de Freitas (SDD), Dr. Júlio (DEM), Aloizio Marinho de Andrade, Wilson Cerqueira, Ronei Costa Martins (PT), Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), José Eduardo Monteiro Júnior, o Ju Negão, Edivaldo Soares, o Dinho (PSB), Luís Fernando da Silveira, o Luizinho da Casa Kühl (PSDB), André Henrique da Silva, o Tigrão, Dr. Raul Nilsen (PMDB) também justificaram o voto.