Funcionamento da Secretaria e dúvidas relacionadas ao trânsito foram abordadas
Aconteceu nesta quinta-feira, 10, Sessão dos Vereadores da Terceira Idade, no Plenário Vereador Vitório Bortolan. Na oportunidade, um requerimento e quatro indicações foram lidas. A secretária de Mobilidade Urbana, Andréa Júlia Soares, participou da atividade e explicou os métodos de trabalho da pasta, enfatizando que a atuação visa à proteção do pedestre, o “mais fraco no trânsito”, e assuntos de interesse do público da terceira idade, como os cartões de estacionamento e de gratuidade no transporte público, sinalização e mudanças recentes.
A vereadora Erika Tank (Pros), presidente da comissão que organiza o projeto, discorreu sobre a importância da presença de Andréa para explicação dos assuntos ligados ao trânsito. “Aprendi bastante com a secretária e a agradeço muito por isso. Os problemas de trânsito são sérios e atingem o nosso dia a dia. Trata-se de uma área em que gostaria de dar palpites, mas, antes disso, há a necessidade sempre de uma visão técnica. Não é o que queremos, mas sim o que é melhor para a população”, comentou a parlamentar.
Andréa explicou aos vereadores e demais presentes sobre área azul e vagas direcionadas a idosos. "É indispensável o cartão do idoso para legitimar a parada de veículos nas vagas sinalizadas para essa finalidade, já que o agente de trânsito não tem condições de saber quem é o dono do veículo”, disse. Além disso, a ela informou que, em Limeira, 6% e 2,5% das vagas da área azul são direcionadas a idosos e deficientes, respectivamente.
Entre os documentos lidos na Sessão, o requerimento de Doroti Kühl Fontanim questionou a possibilidade de serem realizados eventos beneficentes no espaço do Centro Comunitário do Jardim Morro Azul. Com relação às indicações, três solicitam manutenção em pontos de lazer cidade, como a Praça de Esportes André Basso, localizada no bairro CECAP. Outra, de Celina Kalid dos Santos, solicitou vistoria na Rua Bartolomeu Bueno, por conta de aparecimento de caramujos.
A vereadora da terceira idade Conceição Mendes Polins acredita que a vinda de Andréa foi positiva. “Ela deixou tudo muito claro. Explicou como os procedimentos do trânsito funcionam e tirou diversas dúvidas dos presentes”, apontou. O presidente dos Vereadores da Terceira idade, José Antonio de Moares, também teve boa impressão da atividade. “É bom ter esse tipo de contato para a explicação dos métodos que a Prefeitura utiliza”, disse.
Estiveram presentes, além de Erika Tank, os vereadores Jorge de Freitas (SD), Farid Zaine (Pros) e Luís Fernando Silveira (Luisinho da Casa Kühl – PSDB).
A comissão que organiza esse projeto na Câmara Municipal é presidida pela parlamentar Erika Tank, tendo como membros Freitas e Wilson Cerqueira (PT).