Luizinho e Coghi ouviram reivindicações dos parlamentares acerca das estruturas das UBSs
Os vereadores que fazem parte da Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, da Câmara Municipal de Limeira, receberam nesta semana os secretários de Serviços Públicos e Saúde, respectivamente, Marcelo Coghi e Luiz Antônio da Silva, o Luizinho. Eles vieram à Casa a convite dos parlamentares para tratarem de assuntos gerais ligados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), especialmente relacionados à reforma e manutenção desses espaços nos bairros Jardim Planalto, Parque Nossa Senhora das Dores, Jardim Aeroporto e Jardim Nova Suíça.
A presidente da Comissão, Dra. Mayra Costa (PPS), e os demais vereadores que compõem o grupo têm realizado diversas visitas às UBSs, ouvindo o que os usuários acham sobre o atendimento. “Conforme opiniões que coletamos, o trabalho de assistência, com algumas exceções que também não podem ser ignoradas e precisam ser estudadas, tem acontecido. No entanto, na questão estrutural, os espaços deixam muito a desejar, por isso é que convidamos os secretários para essa conversa”, disse a vereadora. Coghi veio na quarta-feira, 9, já Luizinho foi ouvido nesta quinta, 10.
Exceto no caso da UBS do Nova Suíça, avaliada pela Dra. Mayra como tendo “excelentes condições e com um ótimo espaço físico”, os demais locais carecem de manutenção e reforma. Na UBS do Planalto, não há cabos para internet e telefone; na do Parque Nossa Senhora das Dores, há grande quantidade de mofo, paredes trincadas e bancos em qualidade que deixa a desejar; já na do Aeroporto, na análise da presidente da Comissão de Saúde da Câmara, “precisa de reforma urgente”. Nos bairros Aeroporto e Nossa Senhora das Dores, a parlamentar chamou a atenção dos secretários para a falta de segurança. “Algumas melhorias precisam ser realizadas de forma imediata, não podemos mais esperar”, pontuou a Dra. Mayra. Além dela, fazem parte da comissão os vereadores Aloízio Marinho de Andrade (PT, vice-presidente), Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC, secretário), Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo - PR) e Luís Fernando Silveira, o Luisinho da Casa Kühl (PSDB).
“Analisaremos as respectivas estruturas apresentadas pelos vereadores e os locais com problemas menos complexos serão os primeiros a receberem melhorias, já que levarão menos tempo para ficarem prontos”, afirmou Marcelo Coghi.
Luizinho destacou a importância da movimentação da gestão para oferecer um atendimento mais adequado à população, reconhecendo que é preciso melhorar as estruturas das UBSs e outros espaços que recebem os cidadãos. “O SUS é um patrimônio do povo que precisa ser bem gerido. Avançamos na assistência”, declarou. O secretário disse que conversará com o prefeito para que sejam realizados estudos, cujo resultado indique uma licitação que proponha consertos gerais nesses locais, de uma única vez.
O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para convidar os vereadores da Comissão de Saúde para o Seminário Brasil-Cuba-Limeira, realizado pela Prefeitura, nesta sexta-feira, 11, a partir das 8h30, no Teatro Nair Bello, localizado no Parque Cidade. O evento, que busca discutir os avanços das pesquisas no tratamento do Câncer de Pulmão, da Psoríase, do Pé Diabético e do Vitiligo, contará com as presenças do ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da doutora pela Unicamp em Saúde Coletiva, Rosana Teresa Onocko Campos.