Coletiva ocorreu na tarde desta quarta-feira, 9, no gabinete do vereador
Para o vereador José Roberto Bernardo (Zé da Mix – PSD), autor do requerimento que instaurou a CPI da Dengue, “houve incompetência por parte do Poder Público, por meio de seus gestores, no combate à dengue, fator determinante para que a cidade vivesse a pior epidemia da história da cidade”. Na tarde desta quarta-feira, 9, o parlamentar realizou uma coletiva de imprensa no seu gabinete para apresentar os motivos do seu voto em separado dentro da CPI.
Segundo Zé da Mix, entre as considerações que o levaram a apresentar seu voto em separado, estão a não realização de mutirões de limpeza e combate a criadouros em todo o segundo semestre de 2014, o número insuficiente de agentes no combate às endemias, a falta de planejamento e o início tardio das capacitações em 2015. “Treinamentos básicos, como manejo clínico, foram passados aos profissionais depois de 10 de fevereiro, quando a cidade já estava em estado de emergência”, declarou o vereador.
RECOMENDAÇÕES
Em seu voto em separado, Zé da Mix pontuou também algumas recomendações, como a correta realização do casa a casa; a contratação de, no mínimo, 30 agentes de combate às endemias; a revisão do Plano de Intensificação que será aplicado no próximo ano dengue; e o afastamento imediato do secretário de Saúde, “uma vez que ficou demonstrada sua falta de conhecimento técnico e de capacidade de gestão, já que as ações de prevenção e combate à dengue eram, e ainda são, de sua responsabilidade em última instância”.
Uma cópia do seu voto em separado foi entregue na tarde desta quinta-feira, 9, ao Ministério Público (MP).
***Informações do Gabinete do Vereador Zé da Mix (PSD).