• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova Diploma de Gratidão ao nadador Guilherme Guido

Câmara aprova Diploma de Gratidão ao nadador Guilherme Guido

Iniciativa é da vereadora Erika Tank

Data de publicação: 09/09/2015 10:35 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A Câmara Municipal de Limeira aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira, 8, projeto de decreto legislativo, de autoria da vereadora Erika Tank (Pros), que concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro – Ordem de Tatuiby - ao atleta Guilherme Augusto Guido.

Aos 28 anos, o nadador limeirense tem representado o Brasil em diversas competições, colaborando com a obtenção de novos recordes e títulos para o país, além de ser destaque no cenário mundial por suas conquistas em diversas modalidades da natação. Sua mais recente conquista ocorreu este ano nos Jogos Pan-Americanos, quando conquistou a medalha de prata na prova dos 100m costas e seu desempenho foi essencial para a medalha de ouro na categoria revezamento 4X100 m medley, que levou a equipe a registrar novo recorde de prova.

“Com suas conquistas, Guido faz com que muitos jovens se espelhem em suas façanhas e busquem no esporte repetir seus feitos, se tornando um excelente exemplo como campeão e recordista mundial em diversas modalidades ao longo de sua carreira”, justificou a vereadora Erika Tank.

 

Sobre o esportista

Guido, em sua adolescência, era rival de César Cielo. Em 2004, o nadador participou de seu primeiro tornei internacional. Aos 17 anos, Guido conquistou o quarto lugar no revezamento 4x100m medley, quebrando o recorde Sul-Americano com o tempo de 3min33s02.

Nos jogos sul-americanos de 2006, o esportista conquistou medalha de prata nos 200m costas e bronze nos 100m. Em 2008, Guido já detinha o recorde sul-americano dos 50m costas em piscina longa. No ano seguinte, Guilherme Guido obteve o quinto melhor tempo da história nos 50m costas, prova não olímpica. No mundial de Roma, bateu o recorde do campeonato mundial recorde sul-americano nos 50m costas. Conquistou ainda o quarto lugar na prova dos 4X100m medley com a equipe do Brasil, prova em que os quatro primeiros revezamentos bateram o recorde mundial dos Estados Unidos de Pequim, em 2008.

O nadador é destaque ainda por conquistas três recordes em apenas dois meses. Nos jogos sul-americanos de 2010, Guido conquistou três medalhas de ouro. Ao lado de demais nadadores brasileiros, o esportista bateu o recorde sul-americano dos 4X100m medley, obtendo medalha de bronze.

Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, Guido obteve medalha de ouro nos 4X100m medley e bronze nos 100m costas. No ano seguinte, conquistou medalha de bronze no Campeonato Mundial de Natação em Piscina curta e, em 2014, no mesmo campeonato, conquistou ouro, o que trouxe ao Brasil o recorde mundial.