Verso e Voz repete sucesso na edição de 2015

Evento foi dividido em duas tardes

Data de publicação: 27/08/2015 19:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


As escolas Brasil e Gustavo Piccinini foram ouro nas declamações dentro do projeto Verso e Voz, idealizado pelo vereador Farid Zaine (Pros), ocorrido nas tardes destas quarta, 26, e quinta, 27, no palco do Teatro Vitória. A realização da atividade, que contou com a participação de 13 escolas, é da Diretoria de Ensino, Centro do Professorado Paulista (CPP) e gabinete de Farid, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e Câmara. Mais de 1200 pessoas assistiram às apresentações deste ano.

Na primeira tarde, houve 12 apresentações dos estudantes do ensino fundamental que declamaram poesias de poetas limeirenses. Já no segundo dia, nove alunos do ensino médio participaram e enalteceram os poetas consagrados em língua portuguesa. Depois de cada poesia declamada, ocorriam os gritos das torcidas, também avaliadas pelos jurados.

No ensino fundamental, a medalha de ouro para a melhor declamação, na análise dos jurados, foi para a escola Gustavo Piccinini. Ficou com a prata a Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral e, com o bronze, a Maria Aparecida Soares de Lucca. Já no caso do ensino médio, o ouro foi para a escola Brasil, seguida respectivamente por Antonio de Queiroz e Dorivaldo Damm (veja a classificação geral abaixo).

O corpo de jurados que avaliou as apresentações do ensino fundamental foi formado pelo coordenador da Oficina Cultural Carlos Gomes, Robson Trento; presidente da Sociedade Limeirense de Literatura (Soll), Veraiz Sousa; professora coordenadora geral da Escola Gabriel Pozzi, Regiane Aparecida Scalzitti Tofoli; e professor especialista em arte, que faz parte da equipe curricular de arte da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Carlos Eduardo Povinha. Quanto ao ensino médio, fizeram parte do júri, além de Povinha, a presidente da Academia Limeirense de Letras (ALLe), Adriana Azzolino Pessate; a atriz e produtora cultural, Tatiana Alves; e a especialista em Arte pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Adriana Lourenço da Costa Carneiro.

 

ABERTURA OFICIAL

Na primeira tarde de apresentações, houve a abertura oficial do projeto Verso e Voz 2015. Participaram Farid, o presidente da Câmara, vereador Nilton Santos (PRB); a coordenadora do CPP, Dora Arcaro; a representante da Diretoria de Ensino, Kelli Celiane Cunha; e a secretária da Cultura, Gláucia Bilatto.

“Fiquei muito orgulhoso em ver os nossos adolescentes declamando poesias em apresentações muito criativas”, declarou Hadich.

“Parabéns a todos os envolvidos na organização deste projeto, valorizando os artistas de Limeira e descobrindo novos talentos. O teatro lotado é resultado do somatório de esforços, por isso o Verso e Voz é um sucesso”, destacou Nilton Santos.

Dora contou que se emocionou com as apresentações e reforçou a importância da união das escolas para que projetos assim se fortaleçam cada vez mais na cidade em prol da educação. “O CPP estará sempre atuando para que o espaço do Verso e Voz não só seja mantido, mas também cresça mais e mais, com o apoio de todas as escolas participantes”, afirmou.

Farid explicou que a nova metodologia do projeto, a de separar as apresentações do ensino fundamental com as do ensino médio, deixou a dinâmica leve, envolvendo mais os estudantes. “Acredito que tenhamos acertado nessa mudança que era também uma reinvindicação dos participantes. O projeto fluiu de uma maneira apropriada”, analisou ele que não descartou ainda a possibilidade de, no ano que vem, haver mais um dia para o Verso e Voz, além dos dois. “Existe uma cobrança para que levemos essa atividade para as crianças das escolas municipais, quem sabe essa ideia ganhe corpo em 2016”, revelou.

 

MEDALHAS

Veja como ficou o resultado do Verso e Voz 2015:

 

Ensino Fundamental

Declamação

Ouro: Gustavo Piccinini

Prata: Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral

Bronze: Maria Aparecida Soares de Lucca

 

Performance

Ouro: Dorivaldo Damm

Prata: Antonio de Queiroz

Bronze: Dom Tarcísio

 

Figurino

Ouro: José Marciliano da Costa Jr.

Prata: Dom Tarcísio

Bronze: Arlindo Silvestre

 

Maquiagem

Ouro: Maria Aparecida Soares de Lucca

Prata: Paulo Chaves

Bronze: Lazaro Duarte do Páteo

 

Trilha Sonora

Ouro: Antonio de Queiroz

Prata: José Marciliano da Costa Jr.

Bronze: Dorivaldo Damm

 

Cenografia

Ouro: Antonio Perches Lordello

Prata: José Marciliano da Costa Jr.

Bronze: Paulo Chaves

 

Torcida

Ouro: Antonio de Queiroz

Prata: Dorivaldo Damm

Bronze: Paulo Chaves

 

Ensino Médio

Declamação

Ouro: Brasil

Prata: Antonio de Queiroz

Bronze: Dorivaldo Damm

 

Performance

Ouro: Dorivaldo Damm

Prata: Arlindo Silvestre

Bronze: Antonio de Queiroz

 

Figurino

Ouro: Dorivaldo Damm

Prata: Arlindo Silvestre

Bronze: Lazaro Duarte do Páteo

 

Maquiagem

Ouro: Arlindo Silvestre

Prata: Lazaro Duarte do Páteo

Bronze: Castelo Branco

 

Trilha Sonora

Ouro: Antonio de Queiroz

Prata: Dorivaldo Damm

Bronze: Arlindo Silvestre

 

Cenografia

Ouro: Dorivaldo Damm

Prata: Arlindo Silvestre

Bronze: Paulo Chaves

 

Torcida

Ouro: Castelo Branco

Prata: Antonio Perches Lordello

Bronze: Antonio de Queiroz