Treze escolas compõem o Verso e Voz 2015

Atividade, organizada pelo gabinete do vereador Farid Zaine, será realizada em duas tardes, no Teatro Vitória

Data de publicação: 21/08/2015 10:28 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Depois do sucesso do projeto cultural Verso e Voz em 2014, concurso que consiste em declamações de poesias de autores limeirenses e da língua portuguesa realizadas por estudantes das escolas, neste ano, ele ocorre em duas etapas, conforme anunciado no ano passado. Nesta quarta-feira, 26, alunos do ensino fundamental participam. No dia seguinte, 27, jovens do ensino médio serão os declamadores. A atividade, em ambas as datas, terá início às 13h30, no Teatro Vitória. A realização do evento, que conta com a adesão de 13 escolas, é do gabinete do vereador Farid Zaine (Pros), Centro do Professorado Paulista (CPP) e Diretoria de Ensino, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e Câmara.

Os alunos das escolas participantes se transformam em declamadores, sendo analisados e avaliados por um equipe de jurados. No decorrer das declamações, são realizadas brincadeiras e sorteios diversos com a plateia, envolvendo o público. Ao final do evento, medalhas são distribuídas aos primeiros, segundos e terceiros lugares nos quesitos declamação, performance, figurino, maquiagem, trilha sonora, torcida e cenografia. “Mas a competição é só para aguçar o espírito do concurso, pois o mais interessante é acompanhar a participação efetiva dos alunos, professores, diretores e funcionários das escolas que se unem de uma maneira muito bonita em prol do desenvolvimento desse projeto, abraçado pelas instituições de ensino”, destacou Farid.

O vereador comemora 21 anos de sucesso do Verso e Voz, que ele criou em 1994. Naquele ano, Farid era coordenador do Centro de Informação e Criação (CIC), na Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi, quando vigorava o projeto da Escola Padrão, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo.

Obrigatoriamente, alunos do ensino fundamental declamam poesias que sejam de autores limeirenses, enquanto do ensino médio, os autores devem ser entre os consagrados em língua portuguesa. No primeiro caso, constarão poesias de Carlos Alberto Fiore, Farid, Daniele Ferreira Franco, Zenaide Elias, Adivair Augusto Francisco, Julia T. G. Magossi, Marineide Molina, Zelia Citéli, Elza Tank e Simone Portela. Já entre os poetas da língua portuguesa, estão Raul Machado, Manuel Bandeira, Casimiro de Abreu, Thiago de Mello, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Castro Alves, Cora Carolina e Vinicius de Moraes. Nas duas tardes, serão 21 declamações - 12 na categoria do ensino fundamental e nove do médio.

As escolas que participam do Verso e Voz 2015 são Arlindo Silvestre, Gustavo Picinini, Dorivaldo Damm, Castelo Branco, José Marciliano da Costa Jr, Lázaro Duarte do Páteo, Maria Aparecida Soares de Lucca, Antonio Perches Lordello, Leovegildo Chagas Santos, Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, Paulo Chaves, Brasil e Antonio de Queiroz.

 

SERVIÇO

Verso e Voz 2015

Quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27, às 13h30

Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº - Centro)

Entrada Franca, mas os ingressos são distribuídos apenas às escolas participantes