A iniciativa foi da vereadora Erika Tank
A Câmara Municipal de Limeira foi sede, nesta quinta-feira, 6, do debate proposto pela vereadora Erika Tank (PROS), sobre aleitamento materno. O evento, que contou com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher, fez parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno - celebrada anualmente entre os dias 1º e 7 de agosto - e trouxe, este ano, o tema “Amamentação e trabalho. Para dar certo, o compromisso é de todos”.
De acordo com a vereadora, a campanha é realizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde com o objetivo de sensibilizar as empresas sobre a importância de criar creches ou salas de apoio para que as mães coletem e armazenem o leite durante o período de amamentação. “É necessário discutir o importante suporte que precisa ser dado para que a trabalhadora amamente mesmo depois do final da licença maternidade”, citou Erika
A médica neonatologista e presidente do Banco de Leite da Santa Casa, Soraia Drago Menconi enfatizou para o público presente os benefícios do aleitamento materno e a importância das mães prosseguirem amamentando o bebê mesmo após retornar ao trabalho.
Diretor da União Sindical, Artur Bueno Júnior informou aos presentes que os sindicatos estão envolvidos nesta campanha. “Com a maternidade, muitas mulheres deixam de trabalhar para cuidar de seus filhos por mais tempo, precisamos envolver o setor empresarial para ampliar o período de afastamento, sem prejuízos para a trabalhadora”, pontuou.
Cerca de 300 pessoas, entre elas membros do Sindicato dos Empregados no Comércio de Limeira (Sinecol), Sindicato da Alimentação, Secretaria Municipal da Saúde e estudantes dos colégios técnicos Cotil e Trajano Camargo participaram da palestra.