Foco do projeto é conscientizar os munícipes sobre a importância da doação de órgãos
Visando conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, o vereador presidente da Câmara Municipal de Limeira, Nilton Santos (PRB), protocolou projeto que institui, no município, a lei “Jonas Britto” que dispõe sobre a campanha permanente de conscientização de doação de órgãos.
De acordo com a propositura, o poder público deve incentivar hospitais, estabelecimentos comerciais, igrejas, sindicatos e entre outros a aderirem a campanha. A Lei institui ainda que todo material confeccionado para a divulgação da campanha deve conter os dizeres: Material confeccionado em conformidade com a Lei Municipal Jonas Britto.
De acordo com Santos, o Brasil tem o maior programa público de transplantes de órgãos do mundo que paga 92% das cirurgias realizadas. Ainda assim, mais de 70 mil pessoas compõe a fila do transplante. O projeto ressalta que “dois motivos explicam essa situação: a falta de conscientização sobre a importância de doar órgãos e os aspectos técnicos da captação”.
De acordo com o presidente, a população deve estar sempre ciente sobre a importância da doação, já que a ação pode ser crucial para centenas de vidas. “Jonas Britto por meio de seus pais teve seu derradeiro gesto de amor: a doação de seus órgãos que certamente trouxeram vida quando já não existia esperança”, concluiu o presidente.
O projeto foi protocolado nesta segunda-feira, 3, e encaminhado às comissões pertinentes da Casa.