• Inicio
  • Notícias
  • Em nova recepção Legislativo cadastra 402 pessoas nesta segunda-feira

Em nova recepção Legislativo cadastra 402 pessoas nesta segunda-feira

Projeto de segurança foi implantado no último dia 30

Data de publicação: 04/08/2015 17:59 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A primeira sessão camarária após o recesso parlamentar aconteceu nesta segunda-feira, 3. A novidade foi a implantação do projeto de segurança que prevê cadastro das pessoas que frequentam a Câmara Municipal.


De acordo com o servidor Luís Roberto de Lima (Departamento de Informática), um dos responsáveis pelo projeto, para o cadastro do público foram disponibilizadas três estações de trabalho para o cadastro e um computador para a identificação das pessoas já cadastradas. “O tempo médio para o cadastro das pessoas foi de um minuto. Ao longo do dia cadastramos 402 pessoas”, informou Lima.


Nos dias 30 e 31, quando o sistema foi implantado e estava em fase de instalação e ajuste do software, foram cadastradas 193 pessoas.


“O resultado do cadastro das pessoas em dia de grande movimentação na Casa superou nossas expectativas. Não houve fila e as pessoas, na maioria, entenderam a importância do cadastro de dados e imagem”, destacou Lima.


O presidente do Legislativo, vereador Nilton Santos (PRB) aprovou o cadastro. “Por meio do novo sistema fica possível identificar as pessoas que vêm ao Legislativo. Os dados ficam mais organizados e seguros”, citou.


Já está disponível na recepção da Câmara um guarda volume, com cadeado, para as pessoas guardarem seus capacetes, pacotes e sacolas, enquanto estiverem em visita no prédio.

Policiamento
A presença dos policiais militares e guardas civis na Câmara Municipal, segundo o presidente Nilton, foi para intensificar a segurança de todos os presentes no Legislativo.


“Com o intuito de oferecer mais segurança para os vereadores e todas as pessoas que frequentam a Câmara Municipal, foi solicitado junto a Polícias Militar e Guarda Civil Municipal reforço no policiamento. Durante a sessão houve manifestação no auditório, e as pessoas envolvidas, por meio do novo sistema, foram identificadas e responderão por seus atos”, citou o presidente.


“As últimas sessões foram marcadas por manifestações do público e com o intuito de resguardar a integridade física de todos buscamos este reforço. Os profissionais, tanto da GCM e PM não mediram esforços para nos atender e foram muito atenciosos”, destacou o presidente. “Estamos em uma democracia e todos tem o direito de se expressar, mas é preciso respeito. Respeito ao próximo, ao vereador, a Casa de Leis”.


Cadastro
Para o primeiro cadastro o cidadão, na recepção, apresenta um documento com foto e faz uma foto digital. De imediato a pessoa retira um crachá de identificação. Em outras visitas à Câmara não é preciso fazer novo cadastro, basta informar o nome ou número do RG ou nome e retirar o crachá.


O Ato da Presidência nº 30/15, que “estabelece os procedimentos de controle, acesso, circulação e permanência das pessoas, o uso das dependências e bens públicos da Câmara Municipal de Limeira e dá outras providências” prevê que todos sejam identificados. A finalidade é monitorar a entrada, circulação e saída das pessoas.