Por mês 1.450 pessoas são atendidas pelo SAMU em Limeira
A vereadora Dra. Mayra Costa (PPS) protocolou em 22 de junho o Requerimento 615/15, questionando o Executivo sobre o funcionamento e atendimento SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Em resposta encaminhada para a vereadora, protocolada na Câmara no último dia 15, o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio da Silva, informou que a demanda de atendimento do serviço é de, aproximadamente, 40 a 50 ocorrências diárias, totalizando cerca de 1450 solicitações mensais.
O Secretário Luizinho explicou, em sua resposta, os protocolos de atendimento do SAMU, indicando as situações em que deve ser acionado pela população, tais como em tentativas de suicídio, crises hipertensivas, casos de desmaios, acidentes, entre outras ocorrências. “O SAMU deve ser acionado em casos que representem agravos à saúde, assim como quando houver dúvidas por parte da população. O médico regulador, por meio da interpretação das informações dadas a ele, faz o julgamento inicial do caso com relação à sua urgente ou emergência, orientando ou enviando o recurso necessário”, citou o secretário.
No requerimento, Dra. Mayra questionou também a forma de atendimento a pacientes em crise de agitação psicomotora (doenças psiquiátricas). “Estas informações são necessárias para o cumprimento das ações de fiscalização”, justificou a vereadora. Em resposta, o secretário Luizinho pontuou que os procedimentos do protocolo são seguidos porém, está em estudo um novo protocolo que substituirá o atual.