Evento aconteceu no teatro Nair Bello nesta semana
A vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT) participou, na última segunda-feira, 13, de assembleia habitacional realizada no Teatro Nair Bello pela Associação Habitacional de Limeira (AHL), em parceria com a Cooperativa Nacional da Habitação e Construção (Cooperteto), para entregas de contratos cooperados e informes gerais sobre o andamento do projeto.
O projeto, desenvolvido em parceria entre a AHL e a Cooperteto, está inscrito no programa “Minha Casa Minha Vida Entidades”, junto ao Governo Federal, para a construção de mais de 700 apartamentos na cidade de Limeira. A parceria trabalha ainda com outros projetos de menor porte, como a compra de lotes urbanizados a um preço considerado mais acessível. De acordo com Marco Antonio, representante da Cooperteto, o projeto é uma prioridade para o Governo Federal. “Estivemos em Brasília, eu, a vereadora Prof.ª. Érika, o vice-prefeito de Limeira Lima e o secretário de Planejamento Alex, e nos encontramos para reunião com a secretária nacional da Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães. Ela foi extremamente honesta em dizer que estamos passando por um momento financeiro delicado, mas nos garantiu que o projeto da cidade de Limeira, que já passou por todos os crivos do governo, encabeça a lista dos que estão aptos para serem publicados”.
Josué Gregório dos Santos, presidente da AHL, ressaltou a importância da união para que o objetivo final seja conquistado, o acesso à moradia própria, e lembrou da importância das famílias de Limeira, mesmo as cooperadas, fazerem o cadastro de intenção no Residencial Rubi, que termina dia 15 de agosto e tem objetivo de garantir mais justiça e transparência ao processo de seleção. “Temos de nos unir e saber que a luta pela conquista da casa própria não é fácil, mas unidos atingiremos nosso objetivo. Os cooperados que desejam participar da seleção do projeto do Residencial Rubi precisam fazer o cadastro de intenção no site da Prefeitura e, caso sejam contemplados, terão o valor já pago à cooperativa devolvido”.
A vereadora Prof.ª. Érika, em sua fala, disse que tem acompanhado cada passo desse processo desde o início, lembrando que essa parceria começou com as articulações encabeçadas pelo líder comunitário, Nelson Caldeiras, falecido em janeiro de 2015. “Tudo que aprendi nesta área foi com nosso eterno companheiro Nelson Caldeiras. Este projeto era um sonho dele”, declarou a parlamentar.
Sobre o cadastro para o Residencial Rubi, a professora colocou seu gabinete à disposição dos que encontrarem dificuldades nesse cadastro. “Quem não tiver acesso à internet, ou encontrar dificuldades no preenchimento, nosso gabinete parlamentar está à disposição para ajudar”, completou.
Sobre o Minha Casa, Minha Vida - Entidades
O programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, foi criado em 2009, com o objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas, por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos.
O programa, ligado à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, é dirigido às famílias de renda familiar mensal bruta de até R$ 1.600,00 e estimula o cooperativismo e a participação da população como protagonista na solução dos seus problemas habitacionais.
***Informações do Gabinete da Vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT).