A propositura foi protocolada nesta terça-feira, 7
A vereadora Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR) protocolou projeto de lei que torna obrigatório o oferecimento de cursos de primeiros socorros às parturientes nos hospitais e nas maternidades. A propositura aguarda leitura em Plenário para ser encaminhada às comissões permanentes da Câmara Municipal de Limeira.
De acordo com o projeto, hospitais e maternidades, públicas ou privadas, passam a ter a obrigatoriedade de orientar mães com bebês de até dois anos a agir em situações de emergência. Segundo Lu Bogo, o curso será ministrado mensalmente por profissionais especializados em saúde ou servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.
Conforme justificativa contida na propositura, o curso de primeiros socorros tem o objetivo de informar parturientes sobre as primeiras providências a serem tomadas diante de uma situação de emergência, enquanto aguardam socorro dos profissionais competentes. Entre as principais abordagens, estão o engasgamento, a parada cardiorrespiratória e a reanimação pulmonar.
“Apesar das dificuldades, acreditamos que o esclarecimento pode ajudar a evitar complicações. Por isso é importante que os hospitais e maternidades ofereçam às parturientes cursos de primeiros socorros sobre como proceder em cada caso”, esclareceu a vereadora.