#ElesPorElas

Vereadora quer Câmara de Limeira apoiando campanha da ONU

Data de publicação: 08/07/2015 17:40 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


#ElesPorElas
#ElesPorElas

A vereadora Erika Tank (Pros) apresentou um projeto de resolução que dispõe sobre a adesão oficial da Câmara Municipal de Limeira ao movimento #ElesPorElas (#HeForShe), campanha implementada em sedes da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, em todo o mundo.

A campanha pretende mobilizar homens e meninos, bem como sensibilizar empresas, universidades e governos, para que se posicionem e adotem ações rumo à remoção das barreiras sociais e culturais que impedem mulheres e meninas de atingirem seu potencial e organizarem juntos uma sociedade sem preconceitos.

“É uma forma de agregar os homens ao movimento das mulheres contra a violência sofrida por elas, de forma a fazer com que tenham elementos para entender quais informações receberam ao longo da vida que reforçaram um comportamento mesmo que praticado de forma inconsciente”, informou a vereadora.

Pela proposta, fica a Procuradoria Especial da Mulher e a Escola Legislativa “Paulo Freire” responsáveis pela articulação e implementação da campanha durante toda sua vigência no País, por meio de cooperação voltada à municipalidade, incluindo aportes sobre políticas públicas, realização de estudos, pesquisas, campanhas e debates sobre igualdade de gênero e direitos das mulheres. Erika é a Procuradora Especial da Mulher na Câmara até 2016.

“Há, nessa campanha, o envolvimento de homens para que possam conversar entre si sobre os preceitos que norteiam as discussões acerca da violência contra a mulher e até mesmo contra o homem, que acaba sendo vítima de um sistema que impõe comportamentos que refletem toda uma problemática enraizada há séculos em nossa sociedade”, lembrou.

Devem participar lideranças governamentais e políticas, organizações masculinas e outras organizações da sociedade civil, universidades e escolas, homens e meninos em geral, promovendo, em conjunto com as mulheres, eventos, campanhas, ações individuais e coletivas em apoio ao movimento, bastando se cadastrar virtualmente pelo site www.heforshe.org/pt.

Segundo ela, a participação, sem tirar o protagonismo feminino, auxiliando como interlocutores com outros homens, se trata de uma questão de direitos humanos que exige a participação de todos. “A adesão da Câmara a esse movimento é mostrar que também os homens de Limeira se comprometem a agir contra todas as formas de violência e discriminação sofridas por mulheres e meninas”, finalizou. O projeto foi lido na última Sessão Ordinária e encaminhado para a Secretaria de Negócios Jurídicos (SNJ) para receber parecer opinativo.

 

***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).