Resposta chegou à Câmara após questionamento da vereadora Erika Tank
O Conselho Municipal de Saúde poderá ter um representante da medicina veterinária inserido em seu quadro de conselheiros. É o que respondeu a Secretaria de Saúde a um questionamento de autoria da vereadora Erika Tank (Pros). No requerimento, a parlamentar reforçou a importância da presença de um médico veterinário no conselho, uma vez que esse profissional lida com vários aspectos sanitários e de saúde pública que repercutem diretamente no cotidiano de cada cidadão.
“Além disso, Limeira logo contará com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), trazendo à tona essa necessidade dada à referencial atuação veterinária na atenção à saúde, desde a básica até à especial”, afirmou. Em resposta, o secretário de Saúde, Luiz Antonio da Silva, informou que “existe a possibilidade e oportunamente a secretaria estudará a indicação”.
A Associação de Médicos Veterinários de Limeira (Amvel) recebeu com boa expectativa a informação. “A atuação do médico veterinário garante uma sensível redução nos gastos com tratamentos de casos como dengue, acidentes com animais, leptospirose, diarreias, sarna, brucelose, toxoplasmose, dentre outras. E principalmente o monitoramento, profilaxia e prevenção da raiva, que não tem cura e é letal aos animais e ao ser humano”, reforçou Vinicius Albertin, presidente da Amvel.
***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).