Moção foi aprovada em maio pela Câmara
Uma moção da vereadora Erika Tank (Pros) faz um apelo para que Limeira receba uma Delegacia de Fiscalização e Atendimento do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP). Atualmente, são 11 unidades regionais que atendem 645 municípios do Estado. Porém, a unidade mais próxima de Limeira está em Campinas, demandando nessa unidade uma procura muito grande por cidades da região, ocasionando um maior deslocamento por parte dos profissionais dessas cidades.
“Limeira faz parte do Aglomerado Urbano de Piracicaba, formado por 24 cidades, com uma população total de mais de 1,3 milhões de habitantes e um PIB superior a 29 bilhões de reais, o que faz com que uma delegacia regional fortaleça as ações de combate ao exercício ilegal da profissão, maus-tratos, crimes contra animais, respaldo aos profissionais, aos serviços municipais de fiscalização e ouvidoria municipal, agilizando processos e procedimentos”, pontuou a vereadora na moção.
“Avançamos muito nos últimos anos, com a nomeação de um Ouvidor Municipal e um estreitamento junto aos órgãos de fiscalização, gabaritando o município para o recebimento de uma delegacia que aproxime o conselho dos médicos veterinários, zootecnistas e empresas da região”, considerou Erika.
Para ela, o fato de Limeira contar em breve com o Serviço de Inspeção Municipal apresenta a necessidade dessa delegacia regional para a completa execução desse serviço, não somente no âmbito municipal, mas também nas cidades menores que fazem parte da região, bem como os municípios de grande porte.
“A presença indispensável do médico veterinário nas mais diversas linhas de produção e inspeção de alimentos de origem animal, ovos, leite, pescado e mel, bem como na preparação de produtos com qualidade e seguros à saúde, incluindo aí a sua importante atuação em barreiras sanitárias de controle de trânsito animal, são fundamentais no que diz respeito à informação que a sociedade precisa para compreender que, no dia a dia, cada alimento que se faz presente em nossa mesa, foi devidamente inspecionado por um profissional médico veterinário”, ressaltou.
A moção foi aprovada por todos os vereadores em maio e encaminhada ao Conselho Federal de Medicina Veterinária, à Associação dos Médicos Veterinários de Limeira (Amvel) e demais órgãos municipais e estaduais ligados à saúde.
***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).