Encontros têm sido promovidos pela Secretaria de Educação para debater avaliações e orçamento
A vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT) participou na noite desta terça-feira, 30, de encontro promovido pela Secretaria de Educação com professores da rede municipal. No total, serão seis encontros para que a secretária, Adriana Ijano Motta, possa se reunir com todas as professoras da rede municipal.
Em pauta, dois assuntos prioritários: avaliações pedagógicas e orçamento. A secretária informou a todos que há alguns anos a Secretaria da Educação vem sendo acompanhada pelo Tribunal de Contas, que tem cobrado medidas e estabelecido parâmetros para a atuação da pasta. Adriana falou também sobre o fato da rede municipal ter, ao longo dos anos, se adaptado a grandes mudanças que visam melhorias das condições de trabalho e das questões trabalhistas, como a incorporação dos professores especialistas e a implantação do ensino obrigatório a partir dos 4 anos de idade, conforme preconizado na lei nº 12.796/2013.
Sobre a avaliação, Adriana falou das mudanças em seu processo, já que antes era realizada por amostragem e, atualmente, é censitária, além das alterações quanto à jornada de trabalho, pois o terço da jornada está sendo cumprido, como também o piso nacional dos profissionais da educação, “sendo que tudo isso traz uma cobrança muito acentuada em relação ao desempenho dos alunos e das escolas”. “É importante analisarmos os processos de cada unidade escolar, considerando seus aspectos igualitários e divergentes, sendo que as características da população atendida influenciam diretamente em seu resultado”, completou a secretária.
Em relação ao orçamento, ela informou que todos os gastos do município com educação estão disponibilizados no QEDU e podem ser acessados e acompanhados por todos. Para 2015, o orçamento da educação está previsto em 189 mi de arrecadação e 145 mi de despesas.
Adriana falou ainda sobre os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básico (FUNDEB), em que 60% dos valores são gastos com profissionais do magistério e os 40% com outros profissionais.
Para vereadora Prof.ª. Érika, o encontro foi extremamente proveitoso e deve se repetir durante o ano letivo. “Muitas vezes as informações chegam distorcidas até os professores. Debatemos com a secretária a importância de compartilhar com a categoria as situações da Secretaria de Educação e, com estes encontros, os profissionais da educação poderão colaborar com o bom desenvolvimento da pasta”, disse a parlamentar.
***Informações do Gabinete da Vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT).