Vereadores, representantes da Elektro e Prefeitura ouvem a população
Com um público de 80 pessoas a Câmara Municipal de Limeira realizou nesta terça-feira, 16, a Audiência Pública para tratar do tema “Iluminação Pública”, organizada pela Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Agricultura e Ecologia.
A Audiência foi presidida pelo vereador Aloízio Marinho de Andrade (PT) e contou com a participação do Secretário Municipal de Serviços Públicos Marcelo José Coghi, que na oportunidade representou o Prefeito Paulo Hadich, o diretor de Serviços Públicos Dagoberto Guidi, e o Gerente Geral da Ekektro Eduardo Zornoff.
Os vereadores Lucineis Aparecida Bogo, a Lu Bogo (PR), Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), Luis Fernando Silveira, o Luizinho da Casa Kühl (PSDB), Jorge de Freitas (SDD), José Roberto Bernardo, o Zé da Mix (PSD), André Henrique da Silva, o Tigrão (PMDB) participaram do evento.
Vereador Jorge de Freitas, propositor da audiência, destacou a importância de tratar deste tema com a população. “Esta audiência é um exemplo de democracia participativa, um diálogo aberto e direto com a população”, destacou vereador Jorge de Freitas.
O presidente da Comissão de Obras, vereador Aloizio informou aos presentes que recebeu em seu gabinete diversos questionamentos sobre a falta de iluminação pública em diversas ruas e que repassou para os órgãos competentes a demanda. “A população está atenta e está presente, assim como os vereadores, representantes do Executivo e Elektro. Esta audiência mostrou que estamos empenhados em melhorar a nossa cidade e conseguiremos isso por meio de trabalho e diálogo. Estamos percebendo que gradativamente está acontecendo a manutenção da iluminação pública e melhoria nos serviços”, considerou.
O secretário Marcelo Coghi informou aos presentes que foram realizadas quatro audiências sobre o tema. “Hoje estamos prestando esclarecimentos para a população do que está acontecendo com o serviço de iluminação pública. A transferência do serviço ocorreu de forma planejada e é a primeira vez que a Prefeitura faz este trabalho. Temos metas e responsabilidades e Limeira está em situação privilegiada, com três equipes realizando a manutenção diária, percorrendo em média, 90 pontos dia”, informou Coghi.
O diretor Dagoberto discorreu sobre a contratação e gestão da iluminação pública e por meio de gráficos apresentou o diagnóstico sobre os pontos de sistema de iluminação Streetlight. “Pedimos a população que use o telefone 156 para registrar os pontos que precisam de manutenção. Assim, dentro dos prazos estimados, será feita a manutenção”.
Eduardo Zornoff, representante da Elektro, discorreu sobre o modelo da transferência da iluminação. “Limeira é um modelo na transferência para outros municípios. E encabeçou no país a transferência através do Poder Executivo, e esta transferência iniciou em 2014 após acordo entre o Prefeitura Municipal, através de ações em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente”.
A população presente teve oportunidade de esclarecer suas dúvidas com os convidados e os questionamentos foram diversos, entre eles a possível cobrança da taxa de iluminação e a falta de informação dos atendentes, tanto da Prefeitura quanto da Elektro, sobre as mudanças nos serviços.
“Limeira não terá taxa de iluminação”, afirmou Coghi. “Sobre a iluminação pública, os questionamentos e reclamações devem ser pelo telefone 156”, reforçou o Secretário.
Vereador Ronei Costa Martins (PT), integrante da Comissão de Obras, justificou ausência.