Secretária da Educação fez uso da Tribuna Livre
A Secretária Municipal da Educação, Adriana Ijano Mota, fez uso da Tribuna Livre durante a Sessão Camarária desta segunda-feira, 15. Na oportunidade, a secretária citou alguns projetos e programas desenvolvidos pela pasta e as comissões que tratam do Fundo Municipal e Plano Municipal da Educação (PME).
Adriana explicou para os vereadores que o PME será aberto para consulta pública e que a Secretaria está elaborando o documento base, seguindo as orientações do Plano Nacional de Educação e Plano Estadual de Educação. “Nenhum dos dois planos traz diretriz de orientação de gênero e a Secretaria Municipal da Educação também não terá diretriz de orientação de gênero, porém vamos abrir o debate por meio de consulta pública na próxima semana, dando espaço para a sociedade se manifestar”, explicou.
A secretária informou que o plano deverá ser encaminhado para o Legislativo no dia 20 de julho. “O PME não é só o tema orientação de gênero. É importante que a sociedade conheça as 20 metas do plano que tem por objetivo principal a melhoria da qualidade da educação do município”, destacou Adriana.
Em sua explanação, a secretária citou que o PME deve conter contribuições da Educação Infantil, Ensino Fundamental do primeiro ciclo, Ensino Médio, Ensino Superior, Pós-Graduação, um plano de estado da educação para os próximos 10 anos. “Este é um momento único de discussão. O PME não é uma carta de intenção e sim plano de metas claras e exequíveis”, ponderou Adriana.
De acordo com Adriana na Secretaria da Educação são diversos representantes e profissionais envolvidos na formulação do documento base, que está sendo estudado e discutido com seriedade. “Não podemos perder o foco no plano que é a melhoria da qualidade na educação. Convido a toda sociedade para participar desta discussão, por meio de Audiência Pública, manifestação nas escolas, na Secretaria da Educação”, convidou Adriana.
A Secretária informou que a Audiência Pública para tratar deste assunto deverá acontecer na última semana de junho, em local e horário a serem divulgados pela Secretaria da Educação.