Poesias serão coladas nos ônibus

Projeto, de autoria de Farid, foi aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 15; segundo autor da proposta, é preciso parar de insistir na ideia de que a cultura não seja importante na rotina das pessoas

Data de publicação: 16/06/2015 10:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Poesias serão coladas nos ônibus
Poesias serão coladas nos ônibus

Foi instituído apoio à divulgação dos trabalhos dos poetas limeirenses nos veículos de transporte público, por meio da colagem de poesias no seu interior, na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 15, já que a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, projeto de lei, de autoria do vereador professor José Farid Zaine (Pros), que dispõe sobre a divulgação dos trabalhos dos poetas da cidade nos veículos de transporte público. Agora, a matéria segue para ser sancionada pelo prefeito Paulo Hadich (PSB). Depois de publicada, as empresas terão o prazo de 60 dias para se adequarem à norma.

Farid, ao defender sua ideia, criticou a ideia de minimizar a cultura, como se sua discussão não fosse importante junto aos demais fatores sociais. “É preciso parar de insistir na ideia de que a cultura não seja importante na rotina das pessoas”, argumentou. “É claro que sabemos de todas as necessidades do transporte público da nossa cidade, da falta de melhorias e investimentos, todos nós protocolamos documentos relacionados ao assunto com frequência, mas não devemos deixar de cuidar da alma das pessoas e é a cultura que permite isso, e a cultura é a minha bandeira”, completou o parlamentar.

De acordo com o projeto, os poetas limeirenses interessados em terem suas poesias afixadas nos veículos deverão deixar cópias delas na administração das empresas responsáveis pelo transporte público da cidade, cabendo a elas selecionar as poesias que serão coladas, buscando alternar e atualizar os textos, com o propósito de atingir o maior número possível de poetas. O material que será usado para afixação das poesias será escolhido pelas empresas.

Membros da Sociedade Limeirense de Literatura (Soll) e Academia Limeirense de Letras (ALLe) participaram da votação, entre eles os poetas Otacílio Monteiro, Veraiz Souza, Carlos Fiore e Stella Padilha. Os vereadores Jorge de Freitas (SDD), Dra. Mayra Costa (PPS), Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR), Erika Tank (Pros), Ronei Martins (PT), Dr. Júlio (Democratas) e Nilton Santos (PRB) elogiaram Farid pela iniciativa do projeto.