Projeto, de autoria do vereador Aloízio, teve aprovação do Plenário nesta segunda-feira, 1º de junho
Os vereadores da Câmara Municipal de Limeira aprovaram projeto de lei, de autoria de Aloízio Marinho de Andrade (PT), que institui no calendário oficial a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação, a ser celebrada anualmente, sempre na segunda semana de janeiro. A proposta foi debatida na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 1º de junho.
Segundo o projeto de Aloízio, o objetivo da Semana de Conscientização e Combate à Automedicação é informar e orientar a população sobre os perigos da automedicação, além de divulgar a importância do descarte adequado dos medicamentos vencidos ou sem mais utilidades.
Na justificativa do seu projeto, Aloízio escreveu que estudos divulgados pelo Centro Multidisciplinar da Dor do Rio de Janeiro constataram que a metade dos pacientes faz consultas informais na hora que precisa de algum remédio e 40% das pessoas repetem a mesma medicação prescrita em consultas anteriores. “Esse método não só prejudica nosso organismo, como também pode levar a sérias complicações no fígado e reações alérgicas graves podendo, ainda, provocar mortes”, disse o vereador.
O projeto de Aloízio aprovado pela Câmara segue para ser sancionado pelo prefeito Paulo Hadich (PSB).