Atividade ocorreu na última sexta-feira
As vereadoras da Comissão de Assuntos Relevantes que trata sobre a Humanização do Parto da Câmara Municipal de Limeira se reuniram na manhã desta sexta-feira, 29, para uma exposição da jornalista Cristiane Kämpf sobre o movimento pela humanização do parto e do nascimento no Brasil.
A jornalista cursa atualmente mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Seu projeto de mestrado tem o objetivo de investigar as relações que se estabelecem entre ciência, política e ativismo e suas consequências na prática profissional e vida pessoal de médicos obstetras que abandonaram métodos tradicionais em sua área de atuação e aderiram ao movimento pela humanização do parto e do nascimento no Brasil.
“Para mudarmos alguma coisa, temos que conversar com todo mundo envolvido nesse tema. E expor a forma como o nascimento foi tratado ao longo da história moderna da humanidade é essencial para que não repitamos os mesmos erros”, relatou Cristiane.
Estiveram presentes as vereadoras Erika Tank (PROS), presidente e propositora da comissão, Dra. Mayra Costa (PPS) e Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo - PR). Participaram também Joyce Hailer, da Escola Legislativa Paulo Freire, Aline Piccinini, do Conexão Materna, grupo de Limeira de acompanhamento de gestantes, mães e bebês, além de Valentine Kasin, doula de Americana.
Para Erika Tank, as exposições feitas foram importantes para os trabalhos da comissão. “Saímos com outras informações que nos abriram os olhos para o que é, de fato, a humanização do parto. A presença de uma doula também foi bastante elucidativa para compreendermos seu fundamental trabalho nessa questão”, reforçou.
Doulas são acompanhantes de parto aptas a acompanhar parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, proporcionando à mulher uma experiência de parto mais positiva. “O movimento de humanização cada vez mais se fortalece e fica em evidência com debates assim. Ganham todos, afinal nascer é um assunto que diz respeito a todos”, lembrou Valentine.
O próximo passo da comissão é se reunir com médicos e hospitais para conversarem sobre o assunto. “Queremos agora a área médica para que entendamos o posicionamento dos profissionais e estabelecimentos sobre o que é possível no atual cenário da saúde pública. Não queremos deixar ninguém de lado para que atinjamos um consenso praticável”, defendeu Erika.
***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).