Ideia, lançada em 2014, é que muros dos cemitérios de Limeira sejam pintados por artistas de todos os gêneros
O vereador professor José Farid Zaine (Pros) voltou a cobrar a concretização do projeto “Arte na Saudade”, ação que o parlamentar sugeriu em 2014, destinada à pintura dos muros dos cemitérios de Limeira, por meio de obras de artistas plásticos de todos os gêneros. No ano passado, em resposta a Farid, a secretária de Cultura, Gláucia Bilatto, informou que iria contatar o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali) para saber seu parecer e, então, ser criada uma mostra específica. No novo documento, que deverá ser lido na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 1º de junho, o vereador quer saber qual foi esse parecer e quando o projeto será iniciado pela pasta cultural.
Segundo Farid, os cemitérios são locais em que as pessoas manifestam a saudade das pessoas queridas, reverenciando e mantendo vivas suas memórias. “A ideia prevê que sejam pintados os muros dos cemitérios com obras de arte, como já feito em outras localidades. Assim, a beleza das obras dos nossos artistas refletiria também em uma homenagem de toda a cidade”, defendeu.
“Entendemos que esse projeto é muito importante e não temos dúvida de que a Secretaria de Cultura seja também entusiasta desta ideia”, pontuou Farid. “É possível que a secretaria, após elaborar projeto para o ‘Arte na Saudade’, consiga apoios para a concretização dessa proposta”, finalizou o vereador.