Sessão ocorreu na noite desta quarta-feira; na análise do presidente da Câmara Junior, com o tempo, haverá debate mais intenso entre os jovens
Os vereadores juniores da Câmara Municipal de Limeira discutiram, na primeira sessão do grupo, realizada nesta quarta-feira, 20, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, a falta de conscientização de parte dos condutores que estaciona irregularmente em vagas disponíveis aos idosos e deficientes, principalmente no Centro da cidade. No total, foram aprovados quatro requerimento e três indicações, matérias que serão encaminhadas aos padrinhos dos jovens no Legislativo para serem oficializadas.
Um dos requerimentos que causou debate é de autoria de João Victor de Oliveira, que questionou se existe projeto para aumentar o número de vagas de estacionamento de carros para idosos em torno da Praça Toledo Barros. Segundo a colega de Oliveira no projeto da Câmara dos Vereadores Juniores, Jennifer Alvarinho, que endossou a importância do assunto ser discutido, muitas pessoas não respeitam as vagas disponíveis para idosos e deficientes, porque estão sempre apressadas, “mas não podemos concordar com essa situação e temos que lutar para que as pessoas se conscientizem cada vez mais”.
Na análise do presidente dos Vereadores Juniores, Danilo Buzinaro, o debate sobre o estacionamento de veículos no Centro é bastante pertinente e a falta de conscientização das pessoas é evidente. “Sem contar que alguns levam seu cartão que atesta a condição de idoso na carteira e não deixam no carro, como os fiscais saberão que aquele carro é de idoso?”, questionou. Ainda de acordo com Buzinaro, com o tempo, haverá debate mais intenso entre os jovens. “Vamos nos aperfeiçoando e entendendo mais o nosso papel dentro da Câmara”, completou.
A comissão que organiza a Câmara dos Vereadores Juniores é formada pelos vereadores Dr. Júlio (Democratas), que é o presidente, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC) e professor José Farid Zaine (Pros). Estiveram presentes os parlamentares Dr. Júlio, Lemão, Wilson Cerqueira (PT) e André Henrique da Silva (Tigrão – PMDB). Cerqueira e Lemão falaram com os vereadores juniores e os parabenizaram pelo trabalho realizado dentro do projeto. “Vocês, com suas ideias e debates, colaboram com nossos mandatos”, disseram. A diretora da Escola Legislativa Paulo Freire, Mara Jaqueline de Oliveira, também participou da atividade.
“É importante destacar e incentivar a discussão das ideias no Plenário pelos jovens, que neste primeiro momento estão mais tímidos, mas logo eles começam a se soltar mais nos debates. As divergências de opiniões são muito importantes da nossa democracia”, comentou Dr. Júlio, que criou o projeto da Câmara dos Vereadores Juniores nos anos de 1990.
A próxima sessão dos jovens ocorre no dia 24 de junho, às 19h, na Câmara.
VEJA O QUE FOI APROVADO PELA CÂMARA DOS VEREADORES JUNIORES NESTA QUARTA-FEIRA:
Requerimento, de autoria de João Victor de Oliveira: existe projeto para aumentar o número de vagas de estacionamento de carros para idosos em torno da Praça Toledo Barros no Centro? Sendo afirmativa a resposta, em qual data serão iniciadas as melhorias?
Requerimento, de autoria de Jonatas Messias Daroz Martins: existe projeto que prevê a revitalização da área verde localizada na Avenida Luiz Vaz de Camões, perto da Base Policial e ao lado do Cras, no Jardim Caieira? Em caso negativo, é possível iniciar estudos para implantação? Em caso positivo, qual é a previsão para o início das obras?
Requerimento, de autoria de Erick Moreira Duarte Brito: solicitando um estudo de horário de atendimento prolongado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Requerimento, de autoria de Erick Moreira Duarte Brito: estudos para incentivar a captação da água de chuva que escoa das calhas para reuso.
Indicação, de autoria de Giulia Ferreira: limpeza das Praças existentes que estão praticamente sem utilização pelos moradores.
Indicação, de autoria de Erick Moreira Duarte Brito: aplicações de melhorias para o Restaurante do Trabalhador.
Indicação, de autoria de Erick Moreira Duarte Brito: revitalização e manutenção das pistas de skate e BMX, localizadas nas periferias de Limeira.