Requerimento foi lido na Sessão Ordinária desta segunda-feira
Após chegar ao seu conhecimento de que a Vigilância Sanitária de Artur Nogueira, município vizinho de Limeira, investiga possível morte de um homem, com suspeita da gripe H1N1, ou influenza A, a vereadora Dra. Mayra Costa (PPS), em requerimento lido na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 18, solicitou informações quanto aos procedimentos de prevenção da Secretaria da Saúde do município acerca do combate ao vírus H1N1 da influenza do tipo A.
A parlamentar defendeu que é importante que os órgãos competentes do município estejam em alerta quanto à notícia e também empenhados em já realizar ações que auxiliem a população na prevenção da doença.
Segundo o Portal do Dr. Drauzio Varella ( www.drauziovarella.com.br ), os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais à pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Ainda de acordo com o site, em alguns casos também podem ocorrer vômitos e diarreia.
PROTEJA-SE
Veja algumas ações recomendadas pelo Center Deseases Control (CDC) para se proteger contra a infecção ou transmissão do vírus H1N1:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.