• Inicio
  • Notícias
  • Vereadores aprovam o dia de conscientização da mielomeningocele

Vereadores aprovam o dia de conscientização da mielomeningocele

Propositura é de autoria do vereador Nilton Santos (PRB)

Data de publicação: 19/05/2015 16:33 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadores aprovam o dia de conscientização da mielomeningocele
Vereadores aprovam o dia de conscientização da mielomeningocele

Os vereadores de Limeira, aprovaram nesta segunda-feira, o Projeto de Lei 96/15, de autoria do presidente da Câmara, vereador Nilton Santos (PRB), “que institui o dia 2 de julho como o Dia de Conscientização e Sensibilização da Mielomeningocele no âmbito do Município de Limeira”.

Os vereadores Dr. Júlio (DEM) e Dra. Mayra Costa (PPS) também assinaram este projeto de Lei, que tem por proposta, criar mecanismos para ajudar a conscientizar as pessoas sobre esta doença, que também é conhecida como espinha bífida aberta - uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Estudos médicos e científicos explicam que a mielomeningocele é o tipo mais comum e mais grave de espinha bífida.

Em sua justificativa o vereador Nilton Santos explicou que, assim como acontece com muitos outros problemas de saúde, esta condição parece resultar de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como histórico familiar. “É preciso que a população saiba, por exemplo, que alguns medicamentos anticonvulsivos podem estar relacionados aos defeitos congênitos na coluna, principalmente se foram tomados durante a gestação. Esses medicamentos interferem na capacidade do corpo de sintetizar ácido fólico.

 “Tenho acompanhado três famílias que tem crianças com este problema e vejo a dificuldade que passam no dia-a-dia. Com este dia de conscientização vamos incentivar o poder público a desenvolver ações para estas crianças. A nossa luta é para refletir, pelo menos um dia no ano, sobre o que podemos fazer por estas pessoas. Acredito que a partir desta reflexão vamos ter bons resultados”, comentou Nilton Santos.

Os vereadores Dra. Mayra e Dr. Júlio, que são médicos, fizeram esclarecimentos sobre a doença e ressaltaram a necessidade deste dia. “As crianças precisam deste apoio e assim poderemos também trabalhar sobre este tema e envolver a cidade nesta discussão”, disseram os vereadores.