• Inicio
  • Notícias
  • Em resposta à Câmara, Prefeitura informa que 110 animais serão castrados no bairro Geada

Em resposta à Câmara, Prefeitura informa que 110 animais serão castrados no bairro Geada

Luisinho da Casa Kühl fez questionamento sobre programa de castração existente na cidade

Data de publicação: 19/05/2015 12:11 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Em resposta à Câmara, Prefeitura informa que 110 animais serão castrados no bairro Geada
Em resposta à Câmara, Prefeitura informa que 110 animais serão castrados no bairro Geada

No bairro Geada, serão castrados 110 animais de posse das famílias contempladas pelo programa federal Minha Casa Minha Vida. Essa informação chegou à Câmara Municipal de Limeira depois de um requerimento, de autoria do vereador Luís Fernando Silveira, o Luisinho da Casa Kühl (PSDB), questionar se existia planejamento para a inclusão de animais domésticos residenciais no programa de castração.

Na resposta, assinada pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, foram também pontuados alguns dos serviços oferecidos pelo Programa Municipal de Castração e Identificação Animal, como a identificação por microchip, o cadastro dos animais no sistema municipal de controle animal e o sistema leva e traz dos animais para o Centro Cirúrgico. “O programa deve ocorrer de forma itinerária. O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal irá aos bairros oferecer o serviço gratuito e após o cadastro dos interessados damos início às cirurgias”, afirmou Valvasori.

Recentemente, Luisinho havia apresentado no Legislativo um requerimento questionando como funcionava a castração de animais no município. Na época, o secretário respondeu ao vereador que o programa de castração é realizado pela Clínica Veterinária, do Centro de Controle de Zoonoses, sendo que a capacidade é de dez castrações semanais, podendo variar para mais ou para menos. Valvasori elencou quais eram os critérios para os animais serem selecionados para a castração: quando são adotados por munícipes no Canil ou Gatil Municipal, os que são abrigados nesses locais, disponíveis para adoção, e ainda os animais errantes, selecionados pelo departamento competente. Segundo o secretário, foram castrados 2.135 animais, entre cães e gatos, nos anos de 2013 e 2014.

Para Luisinho, é muito importante que os órgãos responsáveis por essa situação no município atuem, de maneira intensa, na causa dos animais abandonados na cidade, incentivando que eles sejam adotados. “Por isso fizemos o questionamento na Câmara, pois sabemos que ações de castração, principalmente para animais de famílias carentes, são fundamentais”, completou o vereador.

O requerimento de Luisinho sobre o planejamento para a inclusão de animais domésticos residenciais no programa de castração é o de número 271 e foi lido na Sessão Ordinária do último dia 23 de março.