A previsão para a conclusão da obra é agosto
Integrantes do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – áreas surdez e visual, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), visitaram na última sexta-feira, 15, as obras de acessibilidade da Câmara Municipal de Limeira.
A visita foi acompanhada pelas coordenadoras do João Fischer, Silmara Gabriel, Adriana Vasconcelos Cassimiro, Maria Rita Cabral, Samuel Andrade Souza (CMDPD), pelo diretor adminstrativo da Câmara, Igor Dorta Rodrigues e pelos vereadores Erika Tank (Pros), Jorge de Freitas (SDD).
Adriana agradeceu a preocupação da Câmara Municipal de Limeira em realizar esta obra de acessibilidade. “A acessibilidade é importante e possibilita ao deficiente visual, cadeirante ou ao deficiente auditivo a se sentirem incluídos nos órgãos públicos”, destacou.
Entre os visitantes estavam Ana Claudia Moreno, Douglas Robinho, Alexssandro Fonseca, Sérgio Lino que aprovaram a reforma. “Serão necessárias algumas adequações, mas a obra atende às nossas necessidades. E que os outros prédios públicos também façam estas adaptações”, sugeriram.
“Os espaços públicos precisam melhorar o acesso, isso vai garantir um direito básico do cidadão que é o de ir e vir, assim teremos autonomia para seguir sozinhos”, disseram os visitantes.
A educadora de projetos da área de surdez, Maria Rita, orientou que seja acrescentado nas placas indicativas o símbolo em Libras (Língua Brasileira de Sinais), indicando o departamento, ou sala de vereador. “Nem todo surdo sabe ler, por isso é importante o símbolo, assim a pessoa conseguirá identificar o local onde está”, informou.
A previsão para a conclusão da obra de acessibilidade é até 7 de agosto, com a instalação do painel tátil, placas indicativas em braile e alto relevo e sinalização. Para verificar a eficácia da acessibilidade, o presidente da Câmara, vereador Nilton Santos (PRB), agendará uma visita oficial dos integrantes do Centro Educacional João Fischer Sobrinho e também do CMDPD para comprovar a eficiência da acessibilidade.
O orçamento da obra de acessibilidade, adaptação e reforma da Câmara Municipal de Limeira é de R$ 612.041,77 (seiscentos e doze mil, quarenta e um reais e setenta e sete centavos).