Protocolo de acompanhamento poderá ser implantado
A vereadora Erika Tank (PROS) questionou em abril, por meio de requerimento, a possibilidade de ser implantado um acompanhamento aos filhos de mulheres que tiveram diabetes gestacional, quanto a possíveis sinais de desenvolvimento do transtorno do espectro autista.
Segundo a vereadora, estudos mostram que crianças cujas mães tiveram diabetes gestacional apresentaram um risco 42% maior de desenvolver algum tipo de transtorno do espectro autista. “Há a necessidade de um acompanhamento médico durante a gestação e os primeiros anos de vida, levando em consideração a possibilidade dessa criança desenvolver o autismo”, ressaltou Erika.
Em resposta, o secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva, informou que poderá ser implantado um protocolo de acompanhamento no município. “Podemos levantar as pesquisas sobre o assunto, verificar as recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde junto às equipes de Atenção Básica e especializada para essa implantação”, informou o secretário na resposta.
***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).