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Estudantes participam do debate Brasil, brasis: a multiplicidade das manifestações de março e abril

O evento foi organizado pela Escola Legislativa Paulo Freire

Data de publicação: 14/05/2015 17:09 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Estudantes participam do debate Brasil, brasis: a multiplicidade das manifestações de março e abril
Estudantes participam do debate Brasil, brasis: a multiplicidade das manifestações de março e abril

Estudantes da EE. Prof. Ely de Almeida Franco, Etec Dr. Trajano Camargo, Colégio Jandyra, Unicamp, Cursinho Pandora e Movimento Domínio Público participaram nesta quarta-feira, 13, do debate organizado pela Escola Legislativa "Paulo Freire" que abordou o tema “Brasil, brasis: a multiplicidade das manifestações de março e abril”, com participações dos professores Marcos Florindo e Fernando Campos.
O debate tratou das manifestações ocorridas no Brasil nos períodos de junho de 2013 (movimento passe livre) e na sequência das manifestações ocorridas em março e abril deste ano (contra a corrupção). Na visão dos professores que conduziram o debate, as manifestações têm momentos semelhantes, retratam a insatisfação da sociedade com o atual momento político e econômico que o Brasil passa.
“O Brasil passa por uma crise política importante. A manifestação de rua dá visibilidade a esta crise, às demandas não processadas e trata, em especial, da crise na representação política. Estas manifestações atuais não são organizadas por sindicatos ou partidos políticos, pelo contrário, são organizadas por grupos de estudantes, trabalhadores, pessoas comuns e são agendadas por meio de rede social. O modo como se organiza é mais rápido o que deixa em evidência a crise”, destacou o professor Marcos Florindo.
“Estamos vivendo um período de amadurecimento democrático, onde temos capacidade de contestar e também de pedir mudança no velho sistema político, utilizando mais das novas ferramentas de comunicação, que traz agilidade para o movimento e marca um novo modo e meio de fazer política”, pontuou professor Fernando Campos.
A diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline, completou os argumentos citando que a crise é necessária para fazer com que a sociedade reflita. “A crise é uma grande oportunidade de reformulação em alguns modelos de representação política que se mostram desgastados, mecanismos que ampliem, de fato, a participação política, claro que tudo isso passa pela educação”.
Os profissionais que conduziram o debate gostaram da participação dos estudantes que aproveitaram a oportunidade para tratar do tema Copa do Mundo de 2014, o resultado das eleições presidenciais, a reforma política, a democracia e a corrupção. “A crise é fundamental para refletir e repensar o momento. É a partir desta reflexão que vamos encontrar um caminho, uma alternativa ou seja, a crise é a oportunidade de crescer e aprender por outras maneiras”, concluiu Florindo. 
A Escola Legislativa informou aos presentes que, por problemas de saúde, o professor Milton Lahuerta não pôde comparecer ao debate.