O tema abordado foi o 13 de Maio
José Galdino Clemente, fez uso da Tribuna Livre nesta segunda-feira, 11, e retratou a atual realidade dos negros no país e o que o poder público tem feito para melhorar.
Em sua fala, Galdino citou que o 13 de maio é uma data otimista e preocupante. Ele pontuou alguns termos do Artigo 5º da Constituição Federal, que diz que todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. “Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias; a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial, entre outros”, citou.
Galdino relatou que nos registros de violência são muitas vítimas negras. “Dos quase 100 jovens assassinados no Brasil, 77 são negros”, destacou Galdino.
Na oportunidade Galdino informou que mesmo com poucos investimentos, nos últimos anos o Brasil avançou muito na questão do acesso ao mercado de trabalho, educação, mas precisa avançar mais. “Convido a todos para participar nesta sexta-feira, dia 15, às 19h00, aqui na Câmara, da Audiência Pública que vai tratar de ‘políticas públicas de igualdade racial’. Este tema vai abordar reflexões que são de interesse de todos. Venham fazer esta reflexão”, finalizou Galdino.
Veja o vídeo da Tribuna Livre https://www.youtube.com/watch?v=QnkGE875564 que está disponível no site da Câmara Municipal de Limeira.