• Inicio
  • Notícias
  • Nilton Santos propõe instalação de eliminadores de ar para hidrômetros

Nilton Santos propõe instalação de eliminadores de ar para hidrômetros

Com medida, a economia na conta de água pode ser de até 40%

Data de publicação: 05/05/2015 16:23 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Nilton Santos propõe instalação de eliminadores de ar para hidrômetros
Nilton Santos propõe instalação de eliminadores de ar para hidrômetros

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Nilton Santos (PRB), protocolou nesta segunda-feira, 4, o Projeto de Lei 91/15, que “dispõe sobre o fornecimento e instalação de válvulas de retenção de ar (eliminadores de ar), para hidrômetros a todos os imóveis comerciais e residenciais do município de Limeira”.
De acordo com o projeto, fica assegurado aos usuários dos serviços de água e esgoto, em Limeira, o direito de aquisição e instalação de aparelho eliminador de ar, em cada unidade independente se servida por ligação de água e esgoto.
“O consumidor não terá prejuízo em adquirir e instalar o equipamento. A concessionária poderá, através de critérios próprios, fornecer e instalar a válvula de retenção de ar a todos os seus consumidores”, informa Nilton.
O vereador explica que as válvulas deverão ser instaladas numa distância de 200 milímetros na tubulação que antecede o hidrômetro. “As válvulas de retenção de ar em hidrômetros reduzem o valor da conta de água em até 40%. Este aparelho traz também o benefício de aumentar a vida útil do hidrômetro e tubulações”, destaca o vereador.
Um outro fator importante, segundo Nilton, é que em determinadas situações, quando a rede de água sofre interrupções (seja para manutenção, conserto, novas instalações, entre outros), pode ocorrer a entrada de ar nas tubulações e com o retorno da água este ar é empurrado e passa pelo hidrômetro. Mesmo que as torneiras estejam fechadas este ar sai pela boia da caixa d’água e é contabilizado como água consumida nos imóveis.
“Os eliminadores de ar são desenvolvidos dentro dos padrões técnicos e tem por finalidade a retirada do ar das tubulações, da rede, evitando assim que o ar seja contabilizado na conta do consumidor”, finalizou Nilton.
O PL 91/15 foi encaminhado para análise das comissões permanentes da Casa.