Atividade, realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, recebeu cerca de 100 pessoas na última quinta-feira
Na véspera do feriado do Dia do Trabalhador, 30 de abril, o Plenário Vereador Vitório Bortolan recebeu aproximadamente 100 pessoas para debater o tema “Economia Solidária: o caso Flaskô”. A atividade, organizada pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, com o apoio das Faculdades Einstein, reuniu estudantes da Etec Trajano Camargo, Unip, Anhanguera, Eisntein e Unicamp, além de outros cidadãos interessados, e recebeu, como palestrantes, sociólogos, gestores e trabalhadores da Flaskô.
A Flaskô é uma fábrica de embalagens plásticas administrada por seus trabalhadores, localizada em Sumaré. Ela, após falência do grupo que a administrava, passou a ser ameaçada ser fechada, mas seguiu sendo conduzida por seus funcionários.
O sociólogo Marcos de Lima, especialista em Gestão de Políticas Públicas, abriu o debate, elencando ao público quais são as principais características da economia solidária. Na sequência, o mestrando em interdisciplinaridade em Ciências Humanas pela Unicamp – FCA -, Cícero Costa Hernandez, graduado em Gestão de Empresas também pela Unicamp, falou sobre seu TCC, que teve como tema “Teorias da Administração e a Prática do Controle Operário na Fábrica Ocupada Flaskô”. Para falar sobre a experiência da Flaskô na prática, Josiane Lombardi Zerago e Rafael Gironi (Batata), dois trabalhadores atuais da fábrica, dialogaram com os presentes sobre o funcionamento e a rotina da Flaskô.
Depois das abordagens, houve a participação do público, com dois blocos de questionamentos gerais. “Percebemos que o tema despertou muito o interesse dos participantes, visto que só encerramos a atividade por conta do horário avançado, mas muita gente quis participar da discussão do tema, que foi rica em troca de experiências”, analisou a diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira.