• Inicio
  • Notícias
  • Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, recebe Título de Cidadão Limeirense nesta sexta

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, recebe Título de Cidadão Limeirense nesta sexta

Entrega ocorre no Fórum Professor Spencer Vampré

Data de publicação: 23/04/2015 14:54 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, recebe Título de Cidadão Limeirense nesta sexta
Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, recebe Título de Cidadão Limeirense nesta sexta

A Câmara Municipal de Limeira entrega o Título de Cidadão Limeirense desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. O projeto de decreto legislativo que concede a homenagem é de autoria da vereadora Erika Tank (Pros). A entrega ocorre nesta sexta-feira, 24, às 10h30, no Fórum Professor Spencer Vampré.

Nascido em Jundiaí, Nalini é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e mestre e doutor em Direito Constitucional. Ingressou no Ministério Público Paulista em 1973 e, posteriormente, na Magistratura do Estado de São Paulo, em 1976. Exerceu atribuições de Promotor de Justiça e judiciou em diversas cidades, além de lecionar em cerca de nove universidades, atuando hoje na área de Pós-Graduação, em sentido estrito. O desembargador foi ainda vice-presidente e presidente do extinto Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e Corregedor Geral da Justiça do Estado 2012/2013 e, atualmente, é o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nalini tem atuado para que os municípios contem com um anexo voltado para o atendimento de casos de violência doméstica contra a mulher.

Nalini é autor de cerca de 20 livros, com foco em ética, filosofia e formação de magistrados. Ele produz ainda artigos que compõem obras coletivas, revistas especializadas e jornais. O doutor foi eleito imortal da Academia Paulista de Letras, em 2003, presidindo-a em dois mandatos. Integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP, como representante da sociedade civil. Nalini foi também diretor-adjunto da Escola Nacional da Magistratura na gestão do Ministro da Justiça para auxiliar a elaboração do projeto da reforma do Judiciário. Com o fim de implementar Escolas de Magistratura no Brasil, visitou estabelecimento congêneres em todo o mundo, como na Europa, América Latina, Estados Unidos e Japão.

O Fórum Professor Spencer Vampré fica na Rua Boa Morte, 661 – Centro.