Vereadores da comissão fazem diligência no Cecap sobre abordagem de guardas civis municipais
Os vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Limeira, presidida pelo vereador Wilson Cerqueira (PT), fizeram diligência na manhã desta quinta-feira, 23, no Cecap, para checar e reconhecer o local relacionado à denúncia de possível abuso de poder na abordagem de uma pessoa por guardas civis municipais.
Na diligência, os parlamentares novamente conversaram com moradores que presenciaram o fato, ocorrido no último dia 23 de fevereiro. Testemunhas e guardas civis envolvidos já prestaram depoimentos aos vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Cerqueira pontuou que há divergências nos depoimentos e havia a necessidade dos vereadores da comissão conhecerem o local em que aconteceu a abordagem. “Nós vamos fazer o nosso trabalho, enviando o relatório da comissão ao Ministério Público e à Corregedoria da Guarda Civil Municipal, porque o nosso papel é sempre defender os direitos humanos. Recebemos a denúncia e estamos apurando justamente se esses direitos foram violados durante a abordagem”, explicou o vereador.
A Comissão de Direitos Humanos é formada também por Erika Tank (Pros), que é a vice-presidente, Dra. Mayra Costa (PPS), Edivaldo Soares Antunes (Dinho – PSB) e José Roberto Bernardo (Zé da Mix – PSD).
Entre as competências específicas da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, do Consumidor e da Criança e do Adolescente, apontadas no Regimento Interno da Câmara Municipal de Limeira, estão a de fiscalizar e acompanhar programas governamentais relativos à proteção dos direitos humanos; avaliar e investigar denúncias relativas às ameaças ou violações de direitos humanos, assegurando ampla defesa às partes envolvidas; manifestar-se a respeito de assuntos ou questões que direta ou indiretamente afetem ou restrinjam os direitos da criança e do adolescente; além de outras.
Os vereadores da Comissão de Direitos Humanos se reúnem nas manhãs de quintas-feiras, às 09h, na Sala de Reuniões Mauro Sérgio Vieira.