• Inicio
  • Notícias
  • Jorge de Freitas solicita informações sobre controle de metais pesados lançados em rios locais

Jorge de Freitas solicita informações sobre controle de metais pesados lançados em rios locais

O parlamentar questiona se a emissão destes resíduos está em níveis aceitáveis para não prejudicar a população

Data de publicação: 17/04/2015 10:44 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O vereador Jorge de Freitas (SDD), por meio de requerimento protocolado na Câmara, questionou a Prefeitura sobre o órgão responsável pela medição e monitoramento de lançamentos de metais pesados no Ribeirão Tatu e Jaguari. Sobre o Jaguari, inclusive, ele requereu informações acerca da responsabilidade de fiscalização no trecho que passa por Cosmópolis, Holambra e Paulínia, visto que a captação da água que chega a Limeira, conforme explicado por Freitas, passa antes por esses municípios.

Freitas também quer saber quais são os métodos utilizados para averiguação dos níveis existentes de metais pesados nas águas consumidas pela população – se os índices destes elementos são aceitáveis e se não há dano à população. “É muito importante que a população possa ter conhecimento da importância do monitoramento e controle dos metais pesados que são lançados na água”, justificou o parlamentar.

Segundo o parlamentar, metais pesados são elementos químicos com número atômico superior a 22 e são conhecidos por, principalmente, apresentarem efeitos adversos à saúde humana. Ele exemplifica o chumbo, que pode causar envenenamento crônico, atingindo o sistema nervoso central com consequências sérias.