Comissão da Câmara debaterá parto humanizado

Autora da proposta é a vereadora Erika Tank

Data de publicação: 14/04/2015 17:59 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Comissão da Câmara debaterá parto humanizado
Comissão da Câmara debaterá parto humanizado

A Câmara Municipal de Limeira aprovou a criação de uma comissão de assuntos relevantes para promover debates e políticas públicas sobre a humanização do parto desde o pré-natal até o pós-parto, além de tratar da redução da mortalidade materna e neonatal no município.

A proposta foi apresentada pela vereadora Erika Tank (Pros) por conta do número de cesáreas no país ainda serem considerados altos e também atender a uma demanda de mulheres preocupadas com essa humanização. “A questão do parto humanizado não pode ser entendida apenas como uma série de detalhes externos a serem seguidos na hora do parto. A humanização é um processo que envolve diversas ações sociais e médicas e pretendemos promover a conversa entre todos os envolvidos nessa questão para que possamos chegar num consenso aceitável”, afirmou.

Segundo a vereadora, a intenção é trazer à tona políticas que envolvam assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério às gestantes e ao recém-nascido.

“Nas últimas décadas, mulheres e organizações têm se articulado em um movimento que tem entre outros objetivos devolver às mulheres o protagonismo no momento do parto e nascimento e isso apenas trará benefícios à cidade na questão da saúde pública”, finalizou Erika.

Fazem parte da comissão as vereadoras professora Érika Monteiro (PT), Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo - PR) e Dra. Mayra da Costa (PPS). O prazo de funcionamento é de 120 dias e as vereadoras deverão se reunir já nesta semana para definir as primeiras ações.

 

***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros)