Moção deverá ser discutida e votada na próxima Sessão Ordinária
O vereador José Roberto Bernardo (Zé da Mix – PSD) apresentou, na última sessão de Câmara, realizada nesta segunda-feira, 30, moção de protesto às tentativas de cerceamento da liberdade de imprensa. De acordo com o legislador, que é radialista e comunicador, a propositura tem como objetivo demonstrar o descontentamento e a não concordância com qualquer tipo de cerceamento da imprensa.
Na moção, Zé da Mix anexou reportagem intitulada “Brasil é o 99º em liberdade de imprensa no ranking da Repórteres sem Fronteiras”, publicada no Portal da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação – Agência Brasil), que aponta que o Brasil está entre os países mais mortíferos do Ocidente para jornalistas. A matéria diz, ainda, que “a segurança dos jornalistas (...) continuam sendo os principais problemas”. (...) Um relatório da Secretaria de Direitos Humanos em março de 2014 sobre a violência contra jornalistas enfatizou a participação das autoridades locais e condenou o papel da impunidade na sua repetição constante”.
Além disso, o vereador anexou matéria do Jornal de Limeira do dia 25 de março que traz reportagem na qual aponta que o jornalista Paulo Silas teria sofrido intimidação por parte do diretor de comunicação da Prefeitura de Limeira, João Leonardi.
“Como membro da imprensa, acredito ser fundamental me posicionar contra qualquer tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa e de expressão, bem como reforçar minha defesa do direito de atuação dos jornalistas”, finalizou Zé da Mix.
A discussão da moção foi adiada para a próxima sessão, quando deverá também ser votada.
***Informações do Gabinete do Vereador José Roberto Bernardo (Zé da Mix – PSD).