Resposta chegou a requerimento de Dr. Júlio; em 2013, foram 42 casos, representando aumento de 7% de um ano para o outro
Em resposta a um requerimento do vereador Dr. Júlio (Democratas), que solicitava informações acerca dos casos positivos de AIDS em Limeira nos anos de 2012, 2013 e 2014, a Prefeitura informou que, em 2014, houve 45 casos positivos. No ano anterior, foram 42 registrados, representando um aumento de 7% de um ano para o outro. Em 2012, foram 51 casos de AIDS no município.
Ainda na resposta, o secretário de Saúde, Marco Aurélio Magalhães Faria Júnior, revelou que 99 pacientes abandonaram o tratamento, conforme dados obtidos no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), e pontuou que, em 2014, foram realizadas 62 visitas domiciliares.
Para Dr. Júlio, há falhas quanto à prevenção da AIDS. “O aumento de 7% dos casos de AIDS em Limeira comprova a ausência de atividades de prevenção contínuas. Entendemos ainda que não foram realizadas visitas domiciliares suficientes para verificar o motivo de 99 pacientes abandonarem o tratamento”, comentou o vereador. “Há a distribuição de preservativos, ação muito importante, mas outros trabalhos dos órgãos competentes devem estar alinhados com essa campanha com foco na prevenção da AIDS”, completou.
O requerimento foi lido na Sessão Ordinária do dia 23 de fevereiro e a resposta foi enviada à Câmara no último dia 25.