• Inicio
  • Notícias
  • Diretora da Escola Legislativa Paulo Freire faz uso de tribuna

Diretora da Escola Legislativa Paulo Freire faz uso de tribuna

O órgão foi instalado na Câmara em 27 de maio de 2013

Data de publicação: 31/03/2015 15:49 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Diretora da Escola Legislativa Paulo Freire faz uso de tribuna
Diretora da Escola Legislativa Paulo Freire faz uso de tribuna

A diretora da Escola Legislativa “Paulo Freire”, professora Mara Jaqueline de Oliveira, fez uso da tribuna livre na última sessão ordinária, 30, da Câmara Municipal de Limeira. A professora relatou as ações desenvolvidas pela Escola  nesses quase dois anos de criação passou por momentos de estruturação e de consolidação.

Na estruturação, houve a criação do projeto político pedagógico e a missão de falar sobre a ideia do projeto. Foram visitadas Escolas de outras cidades, que eram experientes no quesito de consolidação, assim formamos uma Escola Legislativa voltada à educação, totalmente pluripartidária.

De 2013 até os dias atuais, a Escola Legislativa “Paulo Freire” realizou 52 atividades, entre cursos e palestras ao público interno e externo. Mara frisou que existem dois eixos seguidos pela instituição, a capacitação do público interno, para que os funcionários aprendam a lidar com o público externo e, o segundo eixo trata da participação da população nas ações do legislativo.

Mara ressaltou que para ter uma participação efetiva da população nas ações da Casa é preciso ter educação política. “Este é um processo que se constrói lentamente. De modo que a escola legislativa estabeleceu parcerias com a Escola Técnica Trajano Camargo, Receita Federal, Unimep, FCA Unicamp, Anhanguera e Unesp de Araraquara, além do compartilhamento ideias, propostas e cursos com a rede estadual da Escola do Legislativo, formado por diversas cidades da região”, explicou Mara.

Dentre as atividades desenvolvidas, Mara destacou a cartilha “Por dentro da Câmara”, uma revista em quadrinhos que conta com uma linguagem adaptada à crianças e adolescentes com informações das ações da Casa Legislativa.

Na consolidação da Escola Legislativa, professora Mara destacou a que esta etapa ocorreu nesta atual gestão. “O presidente Nilton Santos (PRB) deu respaldo para a ampliação de cursos e projetos do órgão, mantendo a ideia de que a Escola Legislativa é um órgão que acredita que a educação pode ser trabalhada”, informou.

Em sua conclusão Mara destacou a importância da educação para a formação política e agradeceu a nova gestão da Câmara pela oportunidade de continuar com os trabalhos do órgão. “Sem educação e sem formação política, o legislativo segue desacreditado, as pessoas seguem sem ter uma qualificação necessária e efetiva para estar no legislativo”, concluiu a diretora.