Documento foi aprovado pela Câmara nesta segunda-feira, 23
A vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT) é autora da moção de aplausos para o aluno Leonardo Lavelli e sua professora Susy Mary Aparecida Bertagna pela conquista do VII Concurso Econoteen de Ensaios. A propositura foi aprovada em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Limeira desta segunda-feira, 23.
O prêmio Econoteen da USP é uma iniciativa do Departamento de Economia da FEA e tem como objetivo criar canais de comunicação com a sociedade, diminuindo a distância entre o ensino de economia e a população. A condecoração visa ainda apresentar o pensamento econômico aos alunos do Ensino Médio, estimulando estudantes a refletirem sobre problemas de natureza econômica, colocando-os em contato com assuntos abordados por economistas, conforme explicado nas considerações da moção da vereadora.
De acordo com a Prof.ª. Erika, o Econoteen rompe barreiras. “O prêmio visa superar barreiras educacionais históricas que eram restritivas na medida em que costumavam ingressar nas instituições de ensino superior mais importantes do país somente alunos advindos de escolas particulares e tenta inverter essa lógica, procurando estimular alunos da escola pública a pensar sobre questões econômicas”, justificou a parlamentar.
O concurso é direcionado a alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio e o estudante Lavelli conquistou o segundo lugar do prêmio ao comentar sobre a influência da tecnologia sob a perspectiva da educação básica e técnica no Brasil: avanços e desafios nos indicadores econômicos e sociais.
No desenvolvimento de seu trabalho, o aluno do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) salientou que gastos em educação serão revertidos em benefícios para a sociedade, de forma que a escolarização básica cumpra seu dever de formar cidadãos ativos e atuantes em seu meio social.