• Inicio
  • Notícias
  • Mulher no noticiário, feminismo e religião serão tema de debate na Câmara

Mulher no noticiário, feminismo e religião serão tema de debate na Câmara

Atividade abre os trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher deste biênio

Data de publicação: 25/03/2015 11:34 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Mulher no noticiário, feminismo e religião serão tema de debate na Câmara
Mulher no noticiário, feminismo e religião serão tema de debate na Câmara

Abrindo os trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher, em parceria com a Escola Legislativa Paulo Freire​, a Câmara Municipal de Limeira​ realiza na próxima sexta-feira, 27, às 19h, dois debates envolvendo a temática da violência contra a mulher.

O primeiro é a apresentação da pesquisa “Mulher no Noticiário Brasileiro”, realizada sobre as notícias divulgadas por veículos impressos, online, de TV e rádio, em que profissionais, pesquisadores e especialistas em comunicação e gênero analisaram aspectos como quantidade de notícias sobre as mulheres, em quais editorias, sub-representação, incluindo critérios de raça/etnia e orientação sexual, percentual de matérias que reforçam estereótipos ou que os questionam e qual a abordagem utilizada pelos meios em todos os estados brasileiros. A pesquisa foi realizada pela Rede Mulher de Educação e o Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/Netmal da Universidade Metodista de São Paulo, com o apoio da WACC (World Association for Christian Communication).

O segundo é a apresentação do livro “Estudos Feministas e Religião”, que revisa temas abordados na Revista Mandrágora durante seus 20 anos de existência, apontando para novas questões que desafiam os estudos de religião em perspectiva feminista. Os temas abordados são bastantes diversos, contemplando, entre outros aspectos, a forma como a violência contra as mulheres é tecida e/ou enfrentada, seja no contexto católico, evangélico ou de religiões afro-brasileiras, além de novos desafios como a emergência de grupos neoconservadores. As organizadoras do livro são Sandra Duarte de Souza e Naira Pinheiro dos Santos.

A Procuradora Especial da Mulher para este biênio é a vereadora Erika Tank (Pros) e as procuradoras-adjuntas são as vereadoras professora Érika Monteiro (PT), Dra. Mayra Costa (PPS) e Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR). A entrada é gratuita e os debates acontecerão no Plenário da Câmara, localizado na Rua Pedro Zacaria, 70, no Jardim Nova Itália.

 

***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).