• Inicio
  • Notícias
  • José Renato Nalini receberá Título de Cidadão Limeirense

José Renato Nalini receberá Título de Cidadão Limeirense

O Decreto Legislativo, de autoria de Erika Tank, foi aprovado na última Sessão Ordinária

Data de publicação: 25/03/2015 10:38 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


José Renato Nalini receberá Título de Cidadão Limeirense
José Renato Nalini receberá Título de Cidadão Limeirense

A vereadora Erika Tank (Pros) teve seu projeto de decreto legislativo aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 23. A propositura concede o título de cidadão limeirense ao desembargador José Renato Nalini, presidente do tribunal de justiça de São Paulo.

Nascido em Jundiaí, Nalini é bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais e mestre e doutor em Direito Constitucional. Ingressou no Ministério Público Paulista em 1973 e, posteriormente, na Magistratura do Estado de São Paulo, em 1976. Exerceu atribuições de Promotor de Justiça e judiciou em diversas cidades, além de lecionar em cerca de nove universidades, atuando hoje na área de Pós-Graduação, em sentido estrito.

O desembargador foi ainda vice-presidente e presidente do extinto Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e Corregedor Geral da Justiça do Estado 2012/2013 e, atualmente, é o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. É autor de cerca de 20 livros, com foco em ética, filosofia e formação de magistrados. Nalini produz ainda artigos que compõem obras coletivas, revistas especializadas e jornais.

O doutor foi eleito imortal da Academia Paulista de Letras, em 2003, presidindo-a em dois mandatos. Integra ainda demais academias, como conselhos consultivos de órgãos, como a SOS-Mata Atlântica e o Conselho Editorial da Revista da USP. Integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP, como representante da sociedade civil. Nalini foi também diretor-adjunto da Escola Nacional da Magistratura na gestão do Ministro da Justiça para auxiliar a elaboração do projeto da reforma do Judiciário.

Com o fim de implementar Escolas de Magistratura no Brasil, visitou estabelecimento congêneres em todo o mundo, como na Europa, América Latina, Estados Unidos e Japão. A Câmara Municipal de Limeira definirá a data e local para entrega do título.