Cada Tribuna teve a duração de 5 minutos
A Conselheira Municipal de Saúde, Ivanice da Silveira Santos ao fazer uso da Tribuna Livre nesta segunda-feira, 23, relatou aos vereadores como é a rotina na Secretaria da Saúde, desde novembro de 2014, quando o Conselho aprovou o Plano de Contingência no Combate à Dengue.
Este plano, segundo Ivanice, envolve a Vigilância Sanitária, Zoonoses, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica e os relatórios são encaminhados para o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. “O objetivo é o trabalho conjunto das vigilâncias, fazendo assim a prevenção, tentando reduzir os casos graves e o número de óbito”, citou.
A conselheira destacou sobre as ações a distribuição de leitos adultos e pediátricos, número de laboratórios, distribuição das equipes nos quarteirões onde foram detectados focos do mosquito.
No Estado de São Paulo, segundo a Conselheira, são mais de 196 mil notificações de dengue. Para os registros em Limeira Ivanice dividiu a responsabilidade da epidemia com a Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba, que de acordo com Ivanice, falhou no auxílio, prevenção e combate à dengue no que diz respeito a coordenar e orientar os trabalhos dos secretários de Saúde.
Condomínios
O representante da Comissão que discute a proliferação da dengue na cidade de Limeira, André Dias, ao fazer uso da Tribuna, destacou a necessidade de se fazer a nebulização na cidade por duas vezes na semana. “Pessoas estão morrendo e precisamos intensificar o combate à dengue com as nebulizações, com a limpeza em nossos quintais, nossas casas. Precisamos juntos tratar da saúde da cidade”, destacou.