• Inicio
  • Notícias
  • A Paixão de Cristo reúne pessoas das paróquias de Nossa Senhora de Lourdes e São Paulo Apóstolo, e comunidade de Santa Adélia

A Paixão de Cristo reúne pessoas das paróquias de Nossa Senhora de Lourdes e São Paulo Apóstolo, e comunidade de Santa Adélia

Apresentação é uma versão especial do tradicional Auto da Paixão, de autoria de Farid

Data de publicação: 23/03/2015 12:34 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A Paixão de Cristo reúne pessoas das paróquias de Nossa Senhora de Lourdes e São Paulo Apóstolo, e comunidade de Santa Adélia
A Paixão de Cristo reúne pessoas das paróquias de Nossa Senhora de Lourdes e São Paulo Apóstolo, e comunidade de Santa Adélia

Na Sexta-Feira Santa não faltarão opções para que os limeirenses possam refletir sua fé por meio da arte. O Auto da Paixão, de autoria do vereador professor José Farid Zaine (Pros), ganhou uma versão especial, agora com cerca de 50 minutos, e será apresentado no próximo dia 3, às 20h, na pista de skate da Avenida João Amaral Gama, no Jardim Caieiras. No elenco do espetáculo A Paixão de Cristo (foto de capa / Filipe Sousa), estão pessoas que frequentam as paróquias de Nossa Senhora de Lourdes e São Paulo Apóstolo, e comunidade de Santa Adélia. A direção é de Farid, e o apoio à direção é de Evandro Leite e Luiz Tomazinho.

Segundo Farid, a idealização do espetáculo A Paixão de Cristo é das paróquias Nossa Senhora de Lourdes e São Paulo Apóstolo, com os apoios do Centro do Professorado Paulista (CPP), regional de Limeira, e Secretaria da Cultura.

“O CPP cedeu alguns alunos da oficina de teatro que ministro na entidade para integrar o grupo de atores e atrizes do espetáculo que estamos preparando desde janeiro”, explicou Farid. Os ensaios têm ocorrido nas tardes de domingo e o elenco conta com 30 pessoas.

Para Farid, o desafio de voltar a produzir um espetáculo maior na Sexta-Feira Santa é empolgante. “Há muitos anos que estou envolvido em alguma produção que retrate a fé por meio do teatro neste período. É sempre comovente poder colaborar para que as pessoas façam suas reflexões diante de uma história tão forte como é a Paixão de Cristo”, pontuou.

Farid é o idealizador da Via-Sacra, que em 2015 chega à 25ª edição e será apresentada nos dias 3 e 4 de abril, às 20h, no Parque Cidade, com direção de Jonatas Noguel e realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e também autor do esquete Auto da Paixão, que há muitos anos percorre as igrejas limeirenses para, com poesia e interpretações fortes, retratar a angústia da morte de Cristo.

Farid apoia também o espetáculo Via-Sacra no Morro da Penitência, que chega em 2015 à sua 17ª edição, com elenco da Paróquia de Santa Luzia. A equipe organizadora é Manoel Andrade, Marilene Donato, Lucas Rodrigues, Wagner de Souza, Anderlei Peres e Fátima Nespini.

 

AUTO DA PAIXÃO

Mesmo envolvido com o espetáculo A Paixão de Cristo, Farid colaborou com dois grupos que, neste ano, levarão o Auto da Paixão para as igrejas: o Nascente, da Comunidade de São Francisco de Assis, dos Frades, e o Elos, da Comunidade de Santa Eulália, no mesmo bairro. E ambos estreiam neste domingo, 29.

Na missa das 9h30 deste domingo, 29, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Campo Belo), haverá apresentação do grupo Elos. Já na segunda-feira, dia 30, às 20h, o grupo se apresenta na procissão de entrada da Semana Santa, na Igreja de São João Bosco (Parque Novo Mundo).

 

Ensaio do grupo Nascente. Estreia é neste domingo, 29, às 10h

Créditos - Evandro Leite

 

Já a estreia do Nascente será às 10h no domingo, 29, na Comunidade de São João Batista (Água Espraiada). Na mesma data, na missa das 19h da Paróquia do Imaculado Coração de Maria (Vila Piza), o grupo realiza nova apresentação.

A agenda do Nascente se estende para a Sexta-Feira Santa, 3 de abril, quando ocorrem três encenações: às 10h, na vigília da Comunidade de São Francisco de Assis (Frades); às 15h, na solene ação litúrgica da Paixão e Morte de Jesus, na Catedral Nossa Senhora das Dores (Centro); e às 19h30, antes da procissão realizada pela Quase Paróquia Santo Expedito (Granja Machado).

A concepção de direção das duas versões deste ano do Auto da Paixão é de Farid. No caso do Elos, o apoio à direção é de todo o grupo, já em relação ao Nascente, o apoio à direção é de Evandro Leite, Willian Leandro e Ronald Gonçales, com direção musical de Kauê Braga. Três deficientes visuais do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – área visual – participam da encenação do Nascente. O “Auto” conta com 15 minutos de duração.

Os atores que interpretam Jesus na Paixão de Cristo, Elos e Nascente são, respectivamente, Felipe Mettitier, Danilo Barsotti e Willian Leandro.