Objetivo, segundo o vereador, é atuar junto à OAB para que o Governo do Estado de São Paulo apresente uma proposta que contemple a cidade vizinha, pois Limeira também seria beneficiada
O vereador Dr. Júlio (Democratas) defendeu hoje, em reunião realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Limeira, gestão do município junto ao Governo do Estado de São Paulo para que o trem de passageiros metropolitanos chegue em Rio Claro, com destino a São Paulo. O projeto estadual, até o momento, contempla até o município de Americana. O tema já foi discutido também pelos integrantes do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup).
Atualmente, a OAB de Rio Claro lidera uma campanha para que a projetada linha de trens metropolitanos chegue na cidade. Para convencer a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o governador, a OAB de Rio Claro lidera um abaixo-assinado, que será lançado no próximo dia 27. “Essa iniciativa, além de pertinente, também reitera a força da população nos pedidos defendidos pelas entidades. É muito interessante ver esse tipo de mobilização e acredito que nós, limeirenses, também temos que unir nossas forças para mostrarmos ao Estado o interesse que temos neste projeto, pois também seríamos beneficiados com ele”, declarou Dr. Júlio.
Participaram do encontro na OAB desta manhã o vereador rio-clarense Geraldo Luis de Moraes (Democratas), os representantes da OAB de Limeira, Ozéas Queiróz e Iolanda Cunha, o representante da OAB de Rio Claro, Irineu Carlos de Oliveira Prado, que é autor da iniciativa, o presidente da União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL), Benedito Honório Barbosa, o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Limeira e Região (Sinecol), Paulo Cesar da Silva, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Joalheira, Lapidação de Pedras Preciosas, Bijuterias, Ourivesarias, Relógios e Profissionais de Assistência Técnica em Relógios de Limeira (Sintijob), Carlos Chaves Solano, e o representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira (Aeal), Marco Antonio de Faveri, além de representantes da Associação Paulista de Medicina (APM) e dos Legislativos de Cordeirópolis e Santa Gertrudes. O vereador de Iracemápolis, Pedrão de Noé (PT), também participou da reunião.
PRODUTIVA
Dr. Júlio classificou como produtiva a reunião da manhã desta sexta. “O projeto é muito viável, pois o trem até Americana já está confirmado, sendo o custo para estender a Rio Claro muito baixo”, disse. “No entanto, é preciso sensibilizar os governos com a adesão da população”, completou. Segundo ele, o abaixo-assinado que será lançado em Rio Claro na próxima semana também circulará em Limeira. “Vamos buscar a participação de outras entidades nesta mobilização, com ampla divulgação e participação de toda a população”, destacou Dr. Júlio. Haverá nova reunião sobre a pauta daqui duas semanas.
Para Dr. Júlio, os benefícios do trem de passageiros chegar até Rio Claro são muitos, entre eles, mais rapidez no transporte à capital (cerca de 2h), custo mais atrativo para o usuário, menos chances de acidentes e mobilidade urbana mais apropriada.