Projetos são dedicados à população, servidores camarários e vereadores
A Escola Legislativa Paulo Freire da Câmara Municipal de Limeira divulgou nesta semana as primeiras atividades de 2015. Entre elas, está o debate do livro “Estudos Feministas e Religião: Tendências e Debates”, atividade ligada à Procuradoria Especial da Mulher da Casa, que ocorre no dia 27 de março, às 19h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan. Na oportunidade, a organizadora do livro, Sandra Duarte de Souza, estará presente para dialogar com o público, ao lado de Ione da Silva e Dagmar Silva Pinto de Castro, colaboradoras do projeto.
Sandra também apresentará no debate os resultados da pesquisa “A Mulher no Noticiário Brasileiro”, que aprofunda o estudo da representação das mulheres e dos homens nas notícias dos jornais, rádios, TVs e internet. São organizadoras desse projeto Sandra e Vera Vieira. As instituições que apoiaram a iniciativa são Rede Mulher, Associação Mulheres pela Paz, Universidade Metodista de São Paulo e Word Association for Christian Communication (WACC).
A Procuradora Especial da Mulher é Erika Tank (Pros) e as procuradoras-adjuntas são professora Érika Monteiro (PT), Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR) e Dra. Mayra Costa (PPS).
Nos dias 31 de março, 10 e 14 de abril, haverá o curso de oratória e desinibição para os vereadores, com Eliana de Gasperi. O curso de redação legislativa, com Valderez Quintal, é para assessores e chefes de gabinete do Legislativo, e ocorre nos dias 25 de março, 1º, 15, 22 e 29 de abril.
Os sociólogos Pedro Santinho e Marcos de Lima estarão à frente do debate sobre economia solidária, confirmado para 30 de abril, a partir das 19h30. Já de 16 de março a 21 de agosto, estão abertas as inscrições para a segunda edição do concurso de redação Vinicius de Moraes.
Em 2014, quando ocorreu a primeira edição do concurso, aberto a todos os estudantes do ensino médio, inserido na Câmara por meio de uma resolução de autoria da vereadora Erika Tank, o tema foi “Coisa de homem, coisa de mulher... coisa nenhuma! Como a discriminação de gênero define nosso comportamento”. O tema deste ano será “Água corrente, água doente: fonte de vida, risco de morte”.
A diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira, destacou que outras atividades ocorrem paralelamente, como cursos para os vereadores juniores, Cine Câmara, com filmes exibidos no Plenário à população, e o programa jovem Põe na Roda que, agora, será dividido por temporadas, com o objetivo de fortalecer o debate sobre os mais diversos temas com estudantes limeirenses. “Queremos aproximar os cidadãos da Câmara e, ao mesmo tempo, por meio de atividades gerais, qualificar os servidores da Casa para que o atendimento seja mais eficaz e dinâmico”, declarou.
O presidente do Legislativo, Nilton Santos (PRB), endossou a importância da qualificação dos funcionários que atuam na Câmara, “pois a população, com um atendimento adequado, se sente mais segura para buscar os serviços oferecidos pela instituição em todos os aspectos”.