• Inicio
  • Notícias
  • Historiador de Catanduva (SP) será homenageado com Título de Cidadão Limeirense

Historiador de Catanduva (SP) será homenageado com Título de Cidadão Limeirense

João Paulo Berto colaborou com as celebrações dos 170 anos da Câmara; Ronei Martins é autor do projeto

Data de publicação: 10/03/2015 16:24 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Historiador de Catanduva (SP) será homenageado com Título de Cidadão Limeirense
Historiador de Catanduva (SP) será homenageado com Título de Cidadão Limeirense

O vereador Ronei Martins (PT) é o autor do projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão limeirense ao historiador João Paulo Berto. A propositura conta ainda com as assinaturas dos vereadores petistas Aloízio Marinho de Andrade, professora Érika Monteiro e Wilson Cerqueira, e foi aprovada, por unanimidade, na última Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, 9.

Original de Catanduva (SP), João Paulo Berto é bacharel e licenciado em História, com ênfase em Patrimônio Histórico-Cultural e doutorando em História da Arte, ambos os títulos conquistados pela Unicamp. Possui ainda especialização em História e Humanidades pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Berto já atuou como membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira, neste último como representante suplente do Museu Major Levy Sobrinho. Integrou posteriormente a equipe do “Projeto Memória e Resgate: Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção”.

O historiador participou ainda da organização das duas edições da Semana Limeirense do Patrimônio Cultural. Já atuou junto à Câmara nas celebrações dos 170 anos, sendo o responsável pela exposição “O Legislativo faz história: 170 anos da Câmara Municipal de Limeira”, trabalhando para resgatar a história da Casa de Leis e, consequentemente, da cidade, iniciando o processo do Memorial do Legislativo, na busca de documentos relacionados ao desenvolvimento do município.

Atualmente, Berto é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e curador do Espaço Cultural Engep. “Pelos relevantes serviços profissionais dele e pela grande contribuição em preservar e difundir a história de nossa cidade e do Poder Legislativo, torna-se merecido o proposto título. É uma honra para o município de Limeira reconhecê-lo como cidadão limeirense”, justificou Ronei.

Será agendada uma data para que o Título de Cidadão Limeirense seja entregue a Berto.