João Paulo Berto colaborou com as celebrações dos 170 anos da Câmara; Ronei Martins é autor do projeto
O vereador Ronei Martins (PT) é o autor do projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão limeirense ao historiador João Paulo Berto. A propositura conta ainda com as assinaturas dos vereadores petistas Aloízio Marinho de Andrade, professora Érika Monteiro e Wilson Cerqueira, e foi aprovada, por unanimidade, na última Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, 9.
Original de Catanduva (SP), João Paulo Berto é bacharel e licenciado em História, com ênfase em Patrimônio Histórico-Cultural e doutorando em História da Arte, ambos os títulos conquistados pela Unicamp. Possui ainda especialização em História e Humanidades pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Berto já atuou como membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira, neste último como representante suplente do Museu Major Levy Sobrinho. Integrou posteriormente a equipe do “Projeto Memória e Resgate: Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção”.
O historiador participou ainda da organização das duas edições da Semana Limeirense do Patrimônio Cultural. Já atuou junto à Câmara nas celebrações dos 170 anos, sendo o responsável pela exposição “O Legislativo faz história: 170 anos da Câmara Municipal de Limeira”, trabalhando para resgatar a história da Casa de Leis e, consequentemente, da cidade, iniciando o processo do Memorial do Legislativo, na busca de documentos relacionados ao desenvolvimento do município.
Atualmente, Berto é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e curador do Espaço Cultural Engep. “Pelos relevantes serviços profissionais dele e pela grande contribuição em preservar e difundir a história de nossa cidade e do Poder Legislativo, torna-se merecido o proposto título. É uma honra para o município de Limeira reconhecê-lo como cidadão limeirense”, justificou Ronei.
Será agendada uma data para que o Título de Cidadão Limeirense seja entregue a Berto.